terça-feira, 14
 de 
outubro
 de 
2025

Piên tem caso suspeito de intoxicação por metanol

Ação em Piên busca orientar comércios sobre a venda de bebidas adulteradas com metanol. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Ação em Piên busca orientar comércios sobre a venda de bebidas adulteradas. Foto; Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Sesa informou sobre três novos casos suspeitos no Estado, um deles de um rapaz de 20 anos, residente em Piên. Paraná segue com três casos diagnosticados de intoxicação por metanol e dois em análise

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou, nesta quarta-feira, atualizações sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Estado. Três novos casos são considerados suspeitos, um deles em Piên e os outros dois em Curitiba.

Do caso suspeito em Piên, trata-se de um rapaz de 20 anos, que está internado no serviço de saúde. O paciente, segundo informações da Sesa, teria ingerido bebida alcoólica. O Paraná segue com três casos diagnosticados, de três homens, que permanecem internados, recebem acompanhamento médico especializado e apresentam melhoras. Outros dois casos seguem em análise.

Conforme comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Piên, o rapaz que está em investigação na cidade apresentou sintomas como tontura, visão turva, náusea e episódio de vômito dois dias após ingerir um copo de cachaça. “O caso foi inicialmente atendido na Santa Casa de Piên e, posteriormente, transferido para o Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, onde o jovem permanece internado para acompanhamento”, informou.

Ainda de acordo com a pasta, exames laboratoriais indicaram acidose mista, condição que pode estar relacionada à intoxicação por metanol. “O material coletado foi encaminhado para análise na Polícia Científica do Paraná, que deverá confirmar ou descartar a presença da substância. A Vigilância Sanitária informa ainda que está realizando a investigação da origem desta bebida, para descobrir a procedência e origem do produto consumido”, complementa a nota.

Diante do caso, a Vigilância Sanitária de Piên e o Procon do município intensificaram as ações de fiscalização em bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas da cidade. Os agentes estão entregando a Recomendação Administrativa nº 05/2025, emitida pelo Procon-PR e pelo Fórum dos Procons Paranaenses, que orienta sobre a compra e venda de bebidas de forma segura e dentro das normas federal e estadual.

As investigações seguem em andamento, e novas informações serão divulgadas assim que os resultados laboratoriais forem confirmados.

Atenção – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, confirmou que o Paraná realizou a compra de 424 ampolas de etanol farmacêutico e reforçou que o momento é de cuidado, mas não de pânico. “Volto a pedir bastante tranquilidade. Não se trata de criar um clima de celeuma, não vou vender informação de pânico. Quem for utilizar de bebida destilada que olhe a garrafa, pergunte quando foi aberta, o prazo de validade. Todos os detalhes que faríamos em qualquer supermercado se fossemos comprar qualquer perecível temos que ter também com a bebida alcoólica”, disse.

A pasta já emitiu uma nota técnica para todas as Regionais de Saúde alertando sobre monitoramento e necessidade de alerta compulsório. Todos os casos suspeitos são notificados junto ao Ministério da Saúde, e comunicados de forma imediata para a Vigilância Municipal em Saúde.

*** Matéria atualizada às 7h40 para acréscimo de informação

 

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email