domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Piên assina convênio para ampliação do sistema de água da Boa Vista

Autoridades participaram do evento na última semana. Foto/Divulgação
Prefeito Maicon Grosskopf e o vice-prefeito, Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva, estiveram em Curitiba na última semana em evento com o governador Ratinho Junior

 

A prefeitura de Piên celebrou um convênio com a Sanepar para investimento no sistema de água. O prefeito Maicon Grosskopf esteve em Curitiba, em um ato que foi conduzido pelo governador Ratinho Junior e que contou com a presença do vice-prefeito Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Magon e com o responsável pela distribuição de água em Piên, Márcio Alves Domingos.

De acordo com a prefeitura, está prevista a implantação do sistema de abastecimento de água em comunidades, através de uma parceria entre a Sanepar e os municípios. A Sanepar é a responsável pela elaboração dos projetos técnicos, apoio técnico e ambiental, materiais hidráulicos, bombas e equipamentos elétricos, além de treinamento técnico da comunidade que irá operar o sistema. Segundo a municipalidade, serão contempladas as comunidades de Boa Vista, Fragosos e Paranazinho.

O município será responsável pela execução das obras, materiais e mão de obra para a construção das unidades do sistema, abertura e fechamento de valas, assentamento das tubulações e execução das ligações domiciliares. Segundo a prefeitura, após a instalação do sistema, o município continuará responsável. O gerenciamento será feito pela comunidade.

Haverá obras de operacionalização do poço que já existe, instalações hidráulicas do sistema de tratamento, instalações no reservatório e execução de 24 mil metros de rede de distribuição de água. 417 ligações domiciliares serão disponibilizadas, todas com hidrômetros. A previsão do início dos trabalhos é outubro e a finalização está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Segundo o prefeito Maicon Grosskopf, os investimentos são extremamente importantes. “Para muita gente é comum abrir a torneira a qualquer hora do dia e receber água potável. Mas infelizmente esta não é a realidade de toda nossa cidade. Algumas localidades ainda sofrem com a falta de água e nosso trabalho é para resolver e solucionar com brevidade estes problemas”, disse.

Ampliação da rede no Campo Novo – Outros trabalhos estão sendo realizados no Campo Novo. A comunidade está recebendo a ampliação do sistema e ligação de novas unidades de água. Estão sendo implantados 25 mil metros de canos que devem levar água para mais de 250 famílias. As obras iniciaram em setembro e a previsão do término é em outubro deste ano. 

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email