Neste Natal, o brasileiro pisou no freio e mudou radicalmente o hábito de consumo: vai gastar menos do que na mesma data do ano passado, elegeu as lojas virtuais como o principal lugar de compras e pretende antecipar para a Black Friday, a megaliquidação marcada para sexta-feira, a aquisição de eletroeletrônicos, com o objetivo de aproveitar os descontos.
Este ano, quase dois terços dos mil consumidores (63%) ouvidos pela consultoria Deloitte na sua pesquisa anual sobre os hábitos de consumo no Natal informaram que pretendem desembolsar menos do que no ano anterior.
Desde que o levantamento começou a ser feito, em 2010, o resultado é o maior da série no quesito redução de compras.
O corte nos gastos é generalizado e atinge todas as classes sociais, sendo mais acentuado nos estratos de menor renda: 72% nas classes D/E, 64% na classe C e 56% nas classes A/B.
“O consumidor brasileiro está muito consciente da situação econômica”, diz Reynaldo Saad, sócio líder da consultoria e responsável pela pesquisa.
Ele observa que o resultado reflete o momento de recessão, que é completamente diferente do que ocorreu em 2011, no auge do consumo.
No Natal daquele ano, 28% pretendiam desembolsar mais que no ano anterior, enquanto 39% pretendiam desembolsar a mesma quantia. “Agora, o quadro é inverso.”
O gasto médio com presentes de Natal neste ano será de R$ 377,05, ante R$ 459,85 em 2014.
Fonte: EXAME.com