domingo, 24
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novembro
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2024

Pesquisa aponta poucas mudanças na qualidade das rodovias na região

BR 116 foi avaliada como boa no geral. Foto: Arquivo/O Regional A maioria das rodovias que cortam o suleste paranaense manteve as suas condições, sejam elas boas ou ruins, em relação ao ano passado. É o que aponta a Pesquisa CNT de Rodovias. O estudo foi divulgado nesta semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Em um apanhado geral, as classificações das estradas da região vão de ruim a bom; nenhuma foi considerada ótima. Analisando-se individualmente os quesitos avaliados, eles vão aos extremos, com alguns considerados péssimos e outros, por sua vez, ótimos.

As rodovias estaduais que cortam a região aparecem em situação pior em relação às federais. A PR 281, que, no suleste, tem trechos em Tijucas do Sul, Agudos do Sul e Piên, foi a única a cair na avaliação de seu estado geral, indo de regular no ano passado para ruim neste ano. A PR 427, que tem trecho entre Lapa e Campo do Tenente, manteve-se regular no geral.

Nos quesitos, segundo a pesquisa, ambas as rodovias apresentam pavimenCom trechos em Agudos, Piên e Tijucas, PR 281 teve queda na avaliação comparado ao estudo do ano passado. Foto: Arquivo/O Regionalto regular e geometria da via péssima. Em sinalização, a PR 281 é regular e a PR 427 é considerada ótima. Estão previstas, segundo anúncio do governo estadual feito neste ano, obras de melhoria nas estradas estaduais.

Os melhores apontamentos na região são para as federais e pedagiadas. Eles mantiveram sua classificação do estado geral em comparação a 2016. A BR 116, que corta Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro, é considerada boa no geral. A BR 376, que passa por Tijucas do Sul, também tem estado geral bom. E a BR 476, que tem trecho passando por Contenda e Lapa, é considerada regular.

Numa análise dos quesitos avaliados, a BR 116 tem pavimentação ótima e sinalização e geometria boas. A BR 376 tem conceito regular em geometria da via e bom nos outros dois quesitos. E a BR 476 foi avaliada como boa em pavimento e regular em sinalização e geometria.

A pesquisa CNT avaliou rodovias por todo o Brasil. Foram avaliados mais de 105 mil quilômetros de estradas federais00 e estaduais e o estudo constatou uma queda na qualidade do estado geral das rodovias pesquisadas.

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