Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, nesta terça-feira, os valores do pedágio do lote 1 e do lote 2, administrados pela Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro. Cobrança terá início em 10 dias
Foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta terça-feira, os valores das praças de pedágio dos lotes 1 e 2, administrados pela Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro. Na praça da Lapa, por exemplo, a tarifa básica reajustada pela inflação do período para a categoria 1, de automóveis simples, será de R$ 11,50.
A cobrança terá início a partir da semana que vem e os viajantes que trafegarem pelas praças de pedágio nos próximos dias deverão passar pelas cabines das praças sem a necessidade de pagamento. No local, haverá material informativo, com a tabela de tarifas a serem praticadas no trecho, além de informações sobre os serviços de atendimento aos usuários prestados pela concessionária.
No lote 1, os descontos em relação à última tarifa praticada nas mesmas praças em novembro de 2021 varia de 9,38% a 28,76%. Na Lapa, o desconto foi de 28,84%, reduzindo R$ 15,30 para R$ 11,50.
As concessionárias estão operando nos trechos concedidos desde o final de fevereiro, com execução das primeiras obras de manutenção e de serviços operacionais. A Via Araucária é responsável por operar trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476 (com trecho na Lapa), PR-418, PR-423 e PR-427, nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais, enquanto a EPR Litoral Pioneiro assumiu a concessão nas rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 entre Curitiba, Litoral do Paraná, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
As empresas já iniciaram as operações de tapa-buracos, terraplanagem e obras de recuperação da pavimentação. A Via Araucária, atende pelo telefone 0800 277 0376, e a EPR Litoral Pioneiro, administradora do lote 2, usa o telefone 0800 277 0153.
Lote 1 – O lote 1 tem 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. A concessionária deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção, além de R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de investimento no total.
O lote atravessa diretamente 18 cidades, sendo Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo, que reúnem mais de 3 milhões de habitantes.