quinta-feira, 21
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novembro
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2024

Polícia Civil orienta sobre baixa no BO de desaparecimento

Polícia Civil destaca importância da baixa em Boletim de Ocorrência de pessoas desaparecidas. Foto: Fábio Dias/EPR
Polícia Civil destaca importância da baixa em Boletim de Ocorrência de pessoas desaparecidas. Foto: Fábio Dias/EPR
Comunicação aos órgãos de segurança deve ser imediata assim que uma pessoa desaparecida é encontrada. Ação auxilia nos índices de elucidações e evita diligências desnecessárias, além de regularizar os documentos da vítima

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) faz um alerta à população sobre a importância de dar baixa nos boletins de ocorrência assim que uma pessoa desaparecida for localizada. Conforme o órgão, a comunicação é essencial e auxilia nos índices de elucidações, evita diligências desnecessárias por parte da polícia, além de regularizar documentos da vítima.

Outra orientação é que assim que o desaparecimento for percebido, a notícia à PCPR deve ser feita de imediato, ou seja, não há um prazo mínimo para o registro do Boletim de Ocorrência (BO), não sendo necessário aguardar 24 horas para notificar a polícia.

A delegada Iara Dechiche reforça sobre a necessidade de comunicação, tanto do desaparecimento quanto da localização da vítima. “É muito importante essa baixa no boletim em casos que a pessoa não é localizada pela polícia. Por constar no sistema como desaparecida, a vítima não consegue viajar ou renovar os documentos, como a Carteira de Identidade Nacional ou Carteira Nacional de Habilitação. Então, com a baixa, conseguimos regularizar a situação e evitar problemas”, destaca.

O registro de desaparecimento pode ser feito na delegacia mais próxima, em todo o Estado, ou via internet pelo portal da corporação. É importante ter ao menos uma fotografia digital recente do desaparecido, que será anexada durante a confecção do BO, além de informar sobre horário do desaparecimento, local e roupa utilizada pela vítima.

A PCPR enaltece que a rápida comunicação contribui com o início imediato das buscas e a inclusão da pessoa no sistema de pessoas desaparecidas, com trabalho policial de forma ágil e condução das investigações de alta complexidade com o uso de tecnologias avançadas, a fim de solucionar o caso e trazer uma resposta rápida à população.

Quando a pessoa é localizada em algum hospital, dois procedimentos podem ser realizados, sendo um deles do hospital entrar em contato direto com a PCPR e informar que no local encontra-se uma pessoa desaparecida.

Neste caso, baixa no boletim é feita, mas é orientado que um familiar da vítima se desloque até a unidade policial com o documento de identificação para finalizar o procedimento. Se a família não mora próximo ou a pessoa não deseja voltar para casa, a equipe policial se desloca até a unidade de saúde para conversar com a vítima e dar baixa no boletim, deixando registrada a informação.

Crianças – A PCPR possui uma delegacia especializada para casos de desaparecimento de crianças de 0 a 12 anos de idade incompletos. O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) atua desde 1995 e é a primeira estrutura do Brasil dedicada exclusivamente ao desaparecimento de crianças e adolescentes.

A unidade policial está localizada em Curitiba e recebe boletins de todas as cidades do Paraná, além de contar com apoio de outras delegacias quando necessário.

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