quinta-feira, 7
 de 
julho
 de 
2022

Pavimentação de concreto em ruas de Piên é finalizada

Rua Castanhal foi beneficiada com pavimentação de concreto em Piên. Foto/Reprodução

A pavimentação de concreto que está sendo feita nas ruas de Piên é uma metodologia adotada por conta da rapidez, o custo e a qualidade. Segundo a prefeitura, o modelo de concreto é adotado por diversos municípios do país, principalmente na pavimentação de pequenas ruas. Na cidade, cinco vias já receberam as melhorias e tem recebido a aprovação dos moradores da região.

As ruas pavimentadas com o concreto totalizam 589 metros, sendo as ruas Castanhal, Colombo, Mauá, São Carlos e Gralha Azul, todas da localidade do Avencal. Os investimentos chegam a R$ 328 mil.

O secretário de Viação e Serviços Rodoviários, Hélio Clemente, afirma que não está nesta conta os investimentos que a prefeitura faz por conta própria.  “Sem contar o investimento que a prefeitura realiza com a preparação da via que é feita pela equipe própria da municipalidade”, disse.

Clemente explica que a prefeitura atua na implantação da tubulação de água pluvial, boca de lobo, meio fio, regular de base a base. “Somente após o trabalho feito, a empresa vem, descarrega o concreto, espalha e nivela, deixando a rua toda pavimentada”, detalha.

Antes do início do trabalho de aplicação do concreto, o prefeito Maicon Grosskopf fez uma visita aos municípios que já aplicavam este tipo de material para entender a eficácia e a durabilidade do trabalho. “Primeiramente fomos conhecer os locais onde já estava aplicado, o que nos deu a confiança para também apostar nessa opção. Em seguida, buscamos nos aperfeiçoar para fazer da melhor forma para entregar uma obra de qualidade para os moradores”, disse o prefeito. “Destaco também que todo este investimento é realizado com recursos próprios, o dinheiro do imposto sendo aplicado em benefício da comunidade”, explica o prefeito.

O concreto aplicado nas ruas de Piên possui FCK 30, o nível de resistência característica do concreto à compressão. A mistura leva fibras de polietileno na sua composição, que substituem o ferro e faz com que o material trave. Além disso, o uso da fibra dá mais durabilidade e maior vida útil ao concreto, sendo também mais barato se comparado ao ferro.

Os investimentos têm sido aprovados pelos munícipes, fato que assegura que a prefeitura de Piên amplie a expansão dos trabalhos para as demais comunidades. A rua João Hanusch, em Trigolândia, já está com projeto de realização da pavimentação. Com isso, a prefeitura de Piên irá abrir em janeiro a licitação para contratação de uma empresa responsável por fornecer o concreto. “São ruas que há tempos os moradores procuram uma solução e agora devem ser atendidas pela prefeitura. O concreto usinado com fibra se tornou a melhor opção para melhorias em infraestrutura no município, apresentando o melhor custo-benefício”, afirmou o prefeito Maicon Grosskopf.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email