O cenário religioso está apresentando alterações importantes neste início do ano. No cenário mundial, a renúncia do Papa Bento XVI ao cargo é a principal notícia nos meios de comunicação. Na região, recentemente houve a eleição do novo bispo da diocese de São José dos Pinhais, Dom Francisco Carlos Bach, e nesta semana, a pré divulgação do remanejamento de párocos da região pelo bispo.
Três municípios próximos devem apresentar mudanças neste final do mês. Um deles é Agudos do Sul, onde após um curto período de 9 meses como administrador da paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Padre Ozenildo Staviski se despede dos fiéis e assume como vigário junto do padre João Maria Rodrigues Stech na paróquia Senhor Bom Jesus, em Mandirituba. Os dois têm a missão de atender 26 capelas em todo o município.
Para Agudos do Sul, o novo bispo irá nomear o padre Mario Kovalczyk, que traz um dinamismo pastoral, voltado especialmente ao público jovem. Este, se despede dos paroquianos de Quitandinha, após 2 anos de trabalho. Sua posse em Agudos está marcada para o próximo dia 3 de março, em celebração às 8 horas da manha na presença do bispo diocesano. Em Agudos do Sul são atendidas 19 capelas, espalhadas por todo o município.
A paróquia Bom Jesus da Cana Verde, de Quitandinha, deve aguardar a nomeação de mais um padre, já que o número de comunidades atendidas é grande, sendo 32 capelas.
Outras paróquias na região vivem a expectativa de receber mudanças, algo indesejado pelos fiéis, porém, previsto pela igreja católica, que busca renovar-se a cada momento.
Uma assembléia marcada para o próximo dia 28 de fevereiro deve trazer novidades e ampliar as alterações dos administradores paroquiais.