sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Paróquias adotam alternativas para celebração de Corpus Christi

Padre Orlando destaca que celebrações visam reavivar a fé neste momento. Foto: DivulgaçãoEm meio ao atual cenário da pandemia de Covid-19, uma das mais importantes datas do calendário da Igreja Católica será celebrada de uma forma diferente neste ano. Sem a confecção dos tradicionais tapetes, a solenidade de Corpus Christi acontecerá de forma remota.

A maioria das paróquias da região fará a transmissão da missa por meio das redes sociais ou pelas rádios locais. Algumas delas, como é o caso da Cristo Rei, em Campo do Tenente, adotaram o sistema drive in, com os fiéis podendo acompanhar a celebração dentro dos carros, nos pátios das igrejas.

De acordo com o pároco de Campo do Tenente, padre Orlando Leal, a celebração de Corpus Christi é um momento especial para a igreja e seus membros. “A importância desta data é vivenciar com muita fé a festa do corpo de Deus. Ademais, a Eucaristia é o centro da fé do cristão que segue a doutrina da Igreja Católica. São Tomás de Aquino nos diz: ‘O precioso e admirável banquete, fonte de salvação e repleto de toda suavidade! Que há de mais precioso que este banquete? Nele, já não é mais a carne de novilhos e cabritos que nos é dada a comer, como na antiga Lei, mas é o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que se torna alimento’. Portanto, Cristo é o alimento espiritual para nossa vida de fé. Celebrar a festa de Corpus Christi na liturgia da nossa Igreja é o ápice da nossa fé”, comenta.

Padre Orlando também reforça que, diante do atual cenário, os cristãos são chamados a vivenciar a experiência com Cristo seguindo as recomendações sanitárias. “Em meio à pandemia, somos convidados a celebrar em nossas comunidades com muito amor e também mostrando que nós amamos Jesus eucarístico. Contudo, a Igreja sempre cuida de seus filhos, por isso se faz necessário seguir as normas da diocese, do decreto municipal e também seguindo as orientações da saúde”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email