segunda-feira, 13
 de 
maio
 de 
2024

Paróquia Nossa Senhora da Conceição comemora 60 anos em Agudos do Sul

Primeira igreja na sede foi construída de madeira em 1872. Foto: DivulgaçãoCom muitas histórias de conquistas, doação e devoção, Agudos do Sul comemorou na última terça-feira os 60 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que é composta por 19 capelas.

A história da paróquia teve início em 1872, quando foi construída a primeira capela de madeira na sede do povoado, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição, onde havia uma imagem confeccionada de madeira. O responsável pela construção foi o Coronel João Fernandes Gomes, que escolheu a santa por ela ser protetora no tempo do exército.

Casa paroquial e a igreja estão localizadas na área central do município. Foto: Arquivo/O Regional

Posteriormente, a capela ficou pequena para tantos fiéis e em 1945 a família Malucelli doou o terreno, onde está localizada atualmente a igreja, e teve início a construção de uma capela de alvenaria. A obra durou em média 14 anos, no entanto, em 1953 o padre polonês e missionário, Augusto Jolek, rezou a primeira missa. Após isso, párocos de São José dos Pinhais atendiam a comunidade de três em três meses, onde, após a necessidade de uma maior frequência de missas, em 1957 a capela então tornou-se Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sendo comemorada em 21 de novembro. O padre Wolfgango Stamuler foi primeiro vigário em 1961. Nos anos seguintes, houve o fortalecimento dos movimentos e a chegada das irmãs religiosas, sendo realizada reforma na igreja e construídos os salões e a casa paroquial. Em 1968, aconteceu a primeira comunhão solene, onde neste mesmo ano foram fundados os grupos de líderes rurais. E em 1972, foi construída a casa das irmãs, que também era utilizada como internato para as meninas da área rural poderem estudar. Atualmente, este prédio é o centro catequético e escola municipal. Ao todo, passaram pela paróquia 19 padres religiosos e 9 diocesanos.

A frente da paróquia desde 2015, o padre Claudemir Roberto Leal da Cruz destaca a representatividade da data e a importância da vida em comunidade. “Através dos sacramentos somos banhados na graça de Deus e a comunidade é um sacramento visível desse amor incondicional. Comemoramos 60 anos de júbilo e convidamos os paroquianos a reforçarem sua fé e a celebrar de uma forma ainda mais intensa com a sua comunidade”, destaca.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email