quinta-feira, 24
 de 
junho
 de 
2021

Paraná fará concurso público para contratar 2.400 policiais e bombeiros

Governador destaca que contratações fazem parte da estratégia de combate à criminalidade. Foto: Rodrigo Felix Leal/AENA segurança pública receberá um grande reforço no efetivo policial em todo o Paraná. Na última terça-feira, o governador Ratinho Júnior assinou o contrato com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) para realização de concurso público visando a contratação de 2.400 policiais e bombeiros militares.

A previsão é de que cerca de 150 mil pessoas se inscrevam no concurso, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre em diferentes cidades do Paraná. O edital será lançado dez dias úteis após a publicação do contrato no Diário Oficial. O último processo para contratação da polícia foi realizado em 2013, quando foram registradas 120 mil inscrições.

Para o governador Ratinho Junior, o reforço no quadro de profissionais é uma prioridade e uma ação estratégica do governo para diminuir a criminalidade no Estado. “Tivemos quedas expressivas nos registros de homicídios dolosos, roubos e furtos. No entanto, além do uso da tecnologia, a segurança pública precisa de presença física e do preparo dos policiais”, afirma o governador, destacando o apoio dos deputados para concretizar este avanço. “Os parlamentares aprovaram a reforma administrativa possibilitando que tivéssemos condições financeiras para promover estas contratações”, salienta.

Além do concurso da Polícia Militar, a Secretaria de Estado da Segurança Pública também prevê novas contratações para a Polícia Civil e para o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

Segundo o secretário da pasta, Romulo Marinho, os aprovados devem ser contratados até o final do ano, passando por uma capacitação para estarem aptos a irem as ruas no primeiro semestre de 2021. “Até o mês de abril queremos ter este pessoal trabalhando”, enfatiza Marinho, ressaltando a importância deste investimento. “Na contramão do cenário nacional, estamos realizando contratações de servidores públicos. Mais policiais significa reforço da presença nos bairros, atendendo a um importante apelo da população”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email