sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Ortigara fala sobre o cenário leiteiro na Lapa

Secretário estadual foi recepcionado pelo prefeito e vice na Lapa. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura da Lapa
Secretário estadual foi recepcionado pelo prefeito e vice na Lapa. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura da Lapa
Preocupação de produtores rurais da Lapa com a queda no preço pago pelo litro do leite foi relata ao secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, que esteve no município

O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, esteve na cidade da Lapa, na última semana, sendo recepcionado pelo prefeito Diego Ribas e o Vice Acyr do Sindicato. No encontro, realizado na sede da prefeitura, foi transmitido ao gestor estadual a preocupação de produtores rurais da Lapa com a queda no preço pago pelo litro do leite.

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Seab, apontam que o município da Lapa produziu em 2022 cerca de 25 milhões de litros de leite, gerando uma receita bruta de R$ 65,5 milhões. No ano anterior, com 24 mil litros de leite, o faturamento foi de R$ 50,6 milhões.

De acordo com Ortigara, o atual cenário desfavorável se deve ao fato do aumento exagerado das importações “Argentina e Uruguai inundaram o mercado brasileiro, triplicou a importação do produto que era de 3 a 4% e agora passa dos 10%”, comentou.

O secretário ainda afirmou que a fase será superada. “Certamente vamos superar esse momento. Todo esforço político e técnico foi feito com o empenho direto dos sete Secretários e Governadores do Sul e Sudeste”. Ortigara lembra ainda que mais de 90% das exportações são de países do Mercosul, de livre comércio e que a luta é por “uma maior fiscalização de exame de qualidade, microbiológico e testes de verificação de vencimento do leite”, explicou.

O tema também foi abordado pelo vereador Fenelon Moreira na última sessão ordinária do poder legislativo.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email