Detran-PR e Corpo de Bombeiros têm sido alvo de criminosos para disseminação de mensagens falsas para aplicar golpes nos paranaenses. Suspensão de CNH e vistoria em estabelecimentos são os temas utilizados pelos golpistas
Um novo alerta de golpes em condutores foi emitido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está em processo de suspensão ou cassação.
Clicando no link enviado, a vítima é direcionada para uma página que simula o sistema oficial ‘Gov.br’. Nesta página falsa é solicitado ao motorista o preenchimento com seus dados pessoais para consultar o suposto processo. Em seguida, o site exibe informações fictícias sobre infrações e valores a serem pagos, com a opção de ‘regularizar’ a situação.
O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, destaca que os usuários devem estar atentos aos conteúdos disseminados utilizando o nome do órgão. “O Detran não solicita pagamentos por aplicativos de mensagens nem compartilha links de cobrança. É importante também que o cidadão acesse os sites oficiais e verifique sempre se ele termina com gov.br para evitar prejuízos”, alerta.
Casos como esse já foram registrados em estados como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na região, por exemplo, já houve casos registrados na cidade de Piên.
Outro golpe, desta vez fazendo o nome do Corpo de Bombeiros do Paraná, também tem colocado empresários e comerciantes em alerta. Recentemente, a unidade de Piên foi contatada sobre e-mails tratando sobre a realização de vistorias em estabelecimentos comerciais na cidade.
No conteúdo, um possível bombeiro informa sobre irregularidades na área de segurança contra incêndio no estabelecimento e que haveria uma visita para a realização da vistoria. No entanto, a situação não é verídica, sendo chamada de ‘golpe da vistoria’.
O Sargento Joel Dutka, comandante do Corpo de Bombeiros de Piên, reforça os cuidados para este tipo de conteúdo. “O Corpo de Bombeiros não entra em contato com as pessoas de nenhuma forma, a menos que ela tenha solicitado algo e virá um e-mail oficial, com identificação. Qualquer outro tipo de e-mail que induza a pessoa a clicar em algum link, é fraude”, alerta.
Em ambos os casos, a orientação é que em casos de dúvidas ou suspeitas, é fundamental que os usuários entrem em contato diretamente com os canais oficiais dos órgãos para verificar a veracidade das informações e verificar o endereço institucional.