sexta-feira, 10
 de 
maio
 de 
2024

Operação fecha postos de combustíveis

Operação policial fecha postos de combustíveis. Foto: Julio César da Costa Souza/AENUma operação deflagrada no último dia 25 de março pelo Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) resultou na prisão de integrantes de duas quadrilhas suspeitas de fraudarem combustíveis que saiam das bombas em postos de combustíveis. Uma segunda etapa da chamada ‘Operação Pane Seca’ foi realizada na última quarta-feira com a atuação de policiais da Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), que segue com as investigações, e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

Na primeira fase, foram detidas seis pessoas e nove postos de combustíveis em Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo foram interditados. Na noite da última segunda-feira, se apresentaram no Cope, o empresário Onildo Chaves de Cordova II e Cristiano Brunquell, ambos suspeitos de participação no esquema e até então considerados foragidos. Ontem, seis pessoas foram liberadas e outras duas também devem ser soltas, enquanto duas ainda seguem foragidas.

Auditores da Receita fiscalizaram vários postos de combustíveis. Foto: Julio César da Costa Souza/AEN

Cordova II, que é ex-vereador do município de Mandirituba, era proprietário de quatro estabelecimentos onde foram detectadas fraudes.

Fraude – As investigações apontam que a quadrilha utilizava de uma alta tecnologia na fraude do sistema. O esquema consistia na instalação de dispositivos nas bombas, que permitiam ligar e desligar a adulteração utilizando um controle remoto e, com esse equipamento, conseguiam fraudar o leitor das bombas, ocasionando em prejuízos ao consumidor.

Segunda etapa – Na manhã da última terça-feira, foi deflagrada a segunda fase da ‘Pane Seca’, visando o cumprimento de 14 mandados judiciais em Curitiba, na Região Metropolitana e em Guaratuba, no Litoral. A ação cumpriu mandados de prisão temporária, busca e apreensão e condução coercitiva. Os alvos da ação também são suspeitos de ligação com a fraude de abastecimento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email