Profissionais estão atuando na Estratégia de Atenção Primária da Lapa por meio do Sistema Único de Saúde
A Estratégia de Atenção Primária em Saúde da Lapa conta com oito médicos, viabilizados por meio de programas do Sistema Único de Saúde, do Governo Federal. Os profissionais estão prestando atendimentos nas unidades de saúde do município.
Antes de atuar, os servidores recebem capacitação com aulas de legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da atenção primária, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo ministério e pelo Código de Ética Médica, além de protocolos e diretrizes específicas de cada município.
Desde dezembro de 2023, a Estratégia de Saúde do São Lucas conta com o médico Thiago Escher, formado no exterior e que fez o Revalida para aderir ao programa, realizando em média 24 consultas por dia na unidade. “Vi essa oportunidade e acabei vindo aqui pra Lapa. Sou do Noroeste do Paraná, gostei muito dessa cidade, adoro a profissão, fui muito bem acolhido e estou muito feliz aqui”, contou.
Do programa Mais Médicos, a Lapa conta com Hellen Torres (UBS Dib Manne), Thiago Escher (UBS São Lucas), Francyara Felipe de Souza (UBS Mariental), Maria Fernanda Valente (UBS Água Azul), Carolina Silvestrini (UBS São Bento), Rodrigo Vasconcelos (UBS Cohapar). Já do programa Médicos Pelo Brasil, dois profissionais atuam na Lapa, sendo Amanda Lacerda (UBS Central) e Marina Peremida (UBS Vila São José.