sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

O novo normal

Com certeza esta tem sido a expressão mais utilizada neste tempo de pandemia. Toda vez que eu escuto as pessoas falarem sobre isso fico imaginando primeiro o que temos definido como normal. Estamos utilizando os recursos naturais sem preocupação com o futuro. Florestas derrubadas e animais caçados por prazer. Poluímos a atmosfera utilizando o transporte individual e egoísta.

Despejamos esgoto nos rios acabando com a vida que neles existia. Construímos as nossas casas sem área adequada para a absorção de água pelo solo contribuindo com as enchentes. Não separamos os resíduos sólidos em nossas residências. Este é o nosso normal.

Não há nada de benéfico nas nossas atitudes atuais. O novo normal só está sendo debatido porque a nossa vida e a de quem nós amamos está ameaçada. Somente este nosso espírito antropocêntrico poderia nos fazer repensar atitudes. Estamos ameaçados! Teremos que de agora em diante nos adaptar neste planeta adoecido pela nossa presença humana.

A higiene básica deverá cada vez mais ser parte de nosso cotidiano. Lavar as mãos e utilizar as máscaras serão ações tão comuns quanto trocarmos de roupa e tomarmos banho. Logicamente que analisando como pessoas que possuem água tratada na torneira, rede de esgoto e uma residência com estruturas adequadas para a nossa qualidade de vida tudo fica mais fácil. O combate às desigualdades encontradas em nosso país passará a ser questão de segurança nacional. A luta incessante de garantias fundamentais aos mais pobres poderá garantir a sobrevivência de todos.

O novo normal implica diretamente na solidariedade e no entendimento que o Estado brasileiro deverá empreender todas as suas forças nesta força tarefa. Cuidar do meio ambiente e da saúde das pessoas nunca foi tão importante. Quando a base se movimenta a casa pode ruir. A casa está abalada e cabe a nós trabalharmos para a unificação nacional.

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email