domingo, 22
 de 
maio
 de 
2022

Número de novos óbitos por Covid-19 tem queda de 97% entre fevereiro e março

Profissionais da saúde enfrentaram grandes desafios ao longo da pandemia. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em março, apenas um novo falecimento foi contabilizado, contra 37 registros no mês anterior. Em relação aos novos casos, foram 1.746 novos diagnósticos em março

O mês de março terminou com mudanças relacionadas à pandemia de Covid-19 em todo o Paraná. Além da liberação da circulação sem uso de máscaras em locais fechadas, os números da doença também tiveram quedas consideráveis.

Conforme levantados junto às Secretarias Municipais de Saúde, uma das quedas consideráveis esteve relacionada ao número de novos óbitos, passando de 37 em fevereiro para apenas um novo falecimento no mês passado, redução de 97%. Quanto aos novos casos, a queda foi de 76%, caindo de 7.541 em fevereiro para 1.746 em março.

A secretária de Saúde de Mandirituba, Daniele dos Santos, faz uma avaliação de todo o trabalho realizado no combate à doença e sobre o atual cenário na cidade. “Após dois anos de pandemia, hoje podemos respirar um pouco mais aliviados sobre tudo o que vivemos neste triste período de nossa história. Atualmente em Mandirituba, estamos com um dos menores números de pacientes infectados pela Covid-19, e destes pacientes, apenas seis estão em tratamento. É notório que as infecções pelo vírus seguem diminuindo, e está claro que essa redução se dá por conta do avanço na vacinação, por isso, agora não é hora recuar, vamos em frente com a vacinação que é efetivamente a nossa maior arma nesta batalha! Devemos nos conscientizar de que precisamos nos vacinar e cuidar uns dos outros. Aproveito para agradecer toda a nossa equipe da Secretaria de Saúde, que não mediu e não mede esforços, para que pudéssemos passar por tudo isso de cabeça erguida, sabendo que estavam colocando suas vidas em risco pelo bem estar de toda a população de Mandirituba. Muito obrigada a todos vocês, guerreiros da saúde”, afirma.

Recentemente, a Secretaria de Saúde da Lapa enalteceu, em nota, que o município está há mais de 30 dias sem registros de óbitos. “O avanço da vacinação aliado ao início da imunização de crianças de 5 a 11 anos reflete nos números altamente positivos em relação a pandemia de coronavírus na Lapa. Apesar de ainda convivermos com registros diários de contaminações, o monitoramento aponta que não há mais agravamento nos sintomas da doença nos novos infectados. O último óbito do município foi registrado no dia 25 de fevereiro”, aponta.

Cenário estadual – Um balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aponta que os casos confirmados de Covid-19 caíram 82,6% em março de 2022 no Paraná em relação a fevereiro, com queda de 308.300 para 53.500 casos. O número de óbitos também teve redução significativa, de 66,5%, em que em fevereiro deste ano foram registradas 1.158 mortes pela doença e, em março, os números caíram para 387.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email