Foram 3.954 nascimentos contabilizados em 2020 e 3.698 registros no ano passado
O ano de 2021 encerrou com 3.698 nascimentos em todo suleste paranaense, apontando para uma queda de 6,4% em relação ao ano anterior, quando foram 3.954 registros. Os dados são do Portal da Transparência de Registro Civil.
Conforme os números, dos dez municípios da região, apenas Piên ficou estável em relação ao nascimento de crianças, com 143 registros em 2020 e 2021, respectivamente, enquanto as demais variaram negativamente. Vale lembrar que há muitas situações em que a criança nasce fora da sua cidade de registro civil.
Segundo Teresa Carvalho Moletta, agente delegada do Cartório Moletta, de Agudos do Sul, o registro do recém-nascido pode ser feito no local de nascimento da criança, ou no local de residência da mãe ou do pai, conforme comprovante de endereço. “Para o processo de registro, é necessário apresentar declaração de nascido vivo, e documentos pessoais dos pais, como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, CPF”, explica.
Ainda conforme a agente, a certidão de nascimento é emitida no mesmo dia do registro. “O registro deverá ser realizado pelos pais, se solteiros, ou, se casados civilmente, poderá ser realizado por um dos pais. O registro de nascimento é gratuito, no caso da primeira via”, complementa.
Nomes – Além dos números relacionados aos nascimentos, o Portal da Transparência de Registro Civil também faz um apanhado dos 50 nomes mais registrados no Brasil. Em 2021, na região, destaque para Alice, Helena, Miguel e Arthur.