sábado, 30
 de 
novembro
 de 
2024

Número de comércios regulamentados apresenta crescimento na região

Igor estudou o mercado e decidiu iniciar a atividade no ramo de venda de doces e embalagens/Foto:O RegionalPara que uma cidade cresça é necessário que todos os setores que a compõem economicamente estejam bem. O setor do comércio é justamente o reflexo de outras áreas. Nas cidades da região da Amsulep, esse setor tem se mostrado satisfatório. Mas não adianta só um número grande de comércios se esses não vão bem. Para os comerciantes são necessários incentivos, para que além do lucro, ele possa gerar empregos e assim contribuir para com o desenvolvimento do município.
Em Piên, o comerciante Igor Luis Strapasson, natural de Colombo, inaugurou seu comércio há cinco anos. Antes, contudo, de iniciar o empreendimento, procurou por algo que a cidade necessitava e não tinha, e foi nessa que entrou no ramo dos doces e embalagens. Ele conta como é a sua percepção de empreendedor na região, em especial na cidade. “Os negócios têm seus altos e baixos, oscila entre bons e maus momentos, mas num geral, é estável”, conta. “Os negócios em cidade pequena vão crescendo na propaganda boca-a-boca, conforme o estabelecimento vai ganhando reconhecimento”, completa.
Sobre a situação geral e a possibilidade de novos investimentos, ele diz que o momento é de cautela. “A inflação está muito alta e o salário do consumidor não está crescendo no mesmo ritmo. Hoje é muito fácil conseguir empréstimos e financiamentos, mas com as eleições aí, e a possibilidade de mudança no cenário econômico, o melhor é esperar” opina. Perguntado sobre o que o poder público pode fazer pelos comerciantes, Igor diz que na verdade são os comerciantes que devem trabalhar direito e administrar bem. “As prefeituras podem, por exemplo, manter a cidade em ordem, limpa e sem lixo, e as estradas do interior conservadas, isso atrai clientes de fora. Outro problema é a deficiência no transporte público, já que os trabalhadores num geral não têm muita opção e são obrigados a seguir os horários das escolas”, termina.
Dados obtidos com os departamentos de Tributação das cidades da Amsulep e de algumas associações comerciais, como a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Contenda (Aciac), revelam um panorama dos comércios na região. A cidades de Piên, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Quitandinha, Lapa, Rio Negro, Contenda e Fazenda Rio Grande registraram, cada uma, um crescimento médio de 100 novos empreendimentos comerciais de 2012 para cá. Um dos destaques é o município da Lapa. “São 917 contribuintes referentes ao comércio da Lapa e que prestam informações com suas respectivas Declarações Fisco-Contábeis (DFCs). Estes dados são encontrados no Resumo de Cálculo por Município, da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFA); tendo como ano base 2012”, diz o Diretor do Departamento de Cadastro e Tributação, Pedro Henrique da Silva.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email