segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Novos exames são disponibilizados em Piên

Prefeito Maicon Grosskopf acompanhou o mutirão de exames. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Prefeito Maicon Grosskopf acompanhou o mutirão de exames. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Pacientes foram atendidos com o exame de ultrassom doppler venoso

O programa Zera Filas, da prefeitura de Piên, está em andamento no municípios e, nesta semana, a Secretaria de Saúde realizou uma nova etapa de mutirão de exames. Por meio de contratação por processo licitatório com a Clínica Inovamed, foram atendidos pacientes com ultrassom doppler venoso.

A demanda pelos exames de ultrassom doppler venoso aumentou com a interrupção dos trabalhos em virtude da pandemia. Este procedimento é utilizado para identificar problemas circulatórios nos membros inferiores e posteriores do corpo.

Katya Carvalho, proprietária da Clínica Inovamed, explica a dinâmica do procedimento.  “Este exame identifica doenças no sistema vascular, desde varizes, trombose e até mesmo a parte cardíaca. Pelo alto custo, dificilmente o Sistema Único de Saúde (SUS) libera exames desta natureza, tanto é que nesta ação o município está destinando uma verba especifica para atender a fila de espera”, detalha.

A coordenadora do setor de agendamentos, Caroline Massaneiro, conta que antes de realizar este primeiro mutirão, a fila de espera contabilizava cerca de 200 pacientes. “Na maioria dos casos, as pessoas realizam exames nas duas pernas, então o número de procedimentos é significativamente maior que o de pessoas que aguardam. Nesta primeira frente de trabalho, foram atendidos 59 pacientes, totalizando 94 análises”, detalhha Caroline, informando sobre novos mutirões. “As próximas etapas serão realizadas conforme a disponibilidade do prestador. Outro ponto importante, é que os exames que são realizados em Piên tem uma taxa menor de absenteísmo”, conta.

Para o prefeito Maicon Grosskopf, que acompanhou o início dos trabalhos, prefeitura não tem medido esforços para qualificar e aproximar o atendimento da saúde. “Estamos investindo como nunca se investiu até então neste setor, citando como exemplos básicos a quantidade de médicos, a melhoria da frota de veículos, o lanche no transporte e a disponibilização de exames e consultas especializadas. Somamos vários avanços, mas buscamos sempre mais, porque conhecemos a sensibilidade que esta área possui”, enfatiza.

O gestor cita ainda outras ações já planejadas. “Já realizamos outros mutirões de exames e temos toda uma sequência programada ao longo deste ano, muitos deles aqui na cidade para que o paciente não precise se deslocar aos grandes centros estando por vezes debilitado”, finaliza.


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email