Pacientes foram atendidos com o exame de ultrassom doppler venoso
O programa Zera Filas, da prefeitura de Piên, está em andamento no municípios e, nesta semana, a Secretaria de Saúde realizou uma nova etapa de mutirão de exames. Por meio de contratação por processo licitatório com a Clínica Inovamed, foram atendidos pacientes com ultrassom doppler venoso.
A demanda pelos exames de ultrassom doppler venoso aumentou com a interrupção dos trabalhos em virtude da pandemia. Este procedimento é utilizado para identificar problemas circulatórios nos membros inferiores e posteriores do corpo.
Katya Carvalho, proprietária da Clínica Inovamed, explica a dinâmica do procedimento. “Este exame identifica doenças no sistema vascular, desde varizes, trombose e até mesmo a parte cardíaca. Pelo alto custo, dificilmente o Sistema Único de Saúde (SUS) libera exames desta natureza, tanto é que nesta ação o município está destinando uma verba especifica para atender a fila de espera”, detalha.
A coordenadora do setor de agendamentos, Caroline Massaneiro, conta que antes de realizar este primeiro mutirão, a fila de espera contabilizava cerca de 200 pacientes. “Na maioria dos casos, as pessoas realizam exames nas duas pernas, então o número de procedimentos é significativamente maior que o de pessoas que aguardam. Nesta primeira frente de trabalho, foram atendidos 59 pacientes, totalizando 94 análises”, detalhha Caroline, informando sobre novos mutirões. “As próximas etapas serão realizadas conforme a disponibilidade do prestador. Outro ponto importante, é que os exames que são realizados em Piên tem uma taxa menor de absenteísmo”, conta.
Para o prefeito Maicon Grosskopf, que acompanhou o início dos trabalhos, prefeitura não tem medido esforços para qualificar e aproximar o atendimento da saúde. “Estamos investindo como nunca se investiu até então neste setor, citando como exemplos básicos a quantidade de médicos, a melhoria da frota de veículos, o lanche no transporte e a disponibilização de exames e consultas especializadas. Somamos vários avanços, mas buscamos sempre mais, porque conhecemos a sensibilidade que esta área possui”, enfatiza.
O gestor cita ainda outras ações já planejadas. “Já realizamos outros mutirões de exames e temos toda uma sequência programada ao longo deste ano, muitos deles aqui na cidade para que o paciente não precise se deslocar aos grandes centros estando por vezes debilitado”, finaliza.