Planos incluem novas melhorias, incrementando o número de quiosques, revitalizando o paisagismo do lago com a construção de trapiche, além da implantação de uma pista de motocross e uma área para camping
Utilizado para a realização de eventos como rodeios, festa do aniversário da cidade, feiras, festa do padroeiro, competições de ciclismo, exposição de veículos, motos, ao longo dos últimos anos, o Parque Municipal de Eventos Ângelo Zeglin Palú consolidou-se como principal palco de promoções de Mandirituba, em uma área de 270 mil metros quadrados. Desde 2017, a gestão municipal vem demonstrando interesse em expandir a utilização do espaço, planos que foram concretizados com o decreto municipal 304/2017, que dispõe sobre a regulamentação do uso do Parque e que possibilitou a locação de suas dependências para realização de eventos por outras instituições e levando a necessidade da criação do primeiro plano de revitalização do Parque.
Com a iniciativa, foram promovidas melhorias em suas dependências e executadas a partir de 2020, com obras de pavimentação, iluminação e mobilidade. Agora, a municipalidade segue com os planos de expandir sua estrutura e os projetos para o futuro incluem novas benfeitorias, incrementando o número de quiosques, revitalizando o paisagismo do lago com a construção de trapiche, além da instalação de uma pista de motocross e uma área para camping, e a ampliação e construção de novos espaços para estacionamento.
O prefeito Luis Antonio Biscaia destacou as- novas obras no Parque. “Tenho certeza que a população de Mandirituba terá uma surpresa ao conhecer as novas instalações do Parque, graças a um projeto arquitetônico arrojado, esta obra será um diferencial na estrutura existente do município para eventos, oferecendo aos mandiritubenses conforto, segurança, acessibilidade, e o principal empregos. Além disso tudo, será um importante polo para fomentar eventos culturais e turísticos na nossa cidade”, comentou.
De acordo com a municipalidade, o espaço é também um local de geração de trabalho e renda, e esta foi a visão do novo plano de ocupação e desenvolvimento do Parque de Eventos de Mandirituba, que desde 2019 passou a ser o lar de empreendimentos que atuam na geração de empregos, no auxílio aos produtores rurais e agregam na arrecadação municipal, gerando mais de mil empregos diretos e indiretos. Neste campo, 10% da área do parque foi destinada para a instalação de uma grande indústria, sendo aberto processo de licitação para alienação da área, na qual a vencedora foi a empresa ADIMAX, fabricante de rações para animais, e que tem previsão de gerar 200 empregos diretos e outros 600 indiretos.
Algumas áreas antes pouco utilizadas do parque, foram designadas para a instalação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ainda, para atuar na geração de empregos, foi instalado o Horto Municipal, utilizado experimentos agrícolas e produzir mudas, também já está em fase final de construção, uma moderna usina de leite, que atenderá não apenas Mandirituba, mas várias cidades da região.