Com diversos bairros carentes de infraestrutura, as obras de pavimentação asfáltica se tornaram já há longa data uma das principais reivindicações dos moradores em Mandirituba. Para avançar neste sentido, a prefeitura desenvolveu um projeto para diminuir o custo desta obra, garantindo também a qualidade.
Este projeto foi inicialmente testado e aprovado no Centro de Eventos Ângelo Zeglin Palú e agora está sendo desenvolvido nos bairros. “Nesta nova fórmula, a equipe de servidores da prefeitura realiza todo o trabalho de drenagem e da base. Posteriormente, é contratada uma empresa que realiza os ajustes finais na base e faz a aplicação da camada asfáltica”, detalha o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Alysson Gonçales Quadros, apresentando outros pontos deste projeto. “No formato anterior, todo o serviço de funcionários e a disponibilização de material era terceirizado. Com esta mudança, reduzimos custos na compra de material e na utilização de pessoal, reduzindo o valor final em 60 a 70%”, estima Quadros.
A segunda etapa deste programa contará com investimentos próprios da prefeitura na ordem de R$ 1 milhão. “São sete ruas estreitas no bairro de Areia Branca dos Assis e que a legislação não permitia captar recursos a fundo perdido para realizar estas obras. Queremos pavimentar cerca de três quilômetros, beneficiando também a via Francisco Portes, que faz a marginal da rodovia na área central”, relata Quadros. Os trabalhos tiveram início nesta semana na rua João Lemos, em Areia Branca. “O projeto não contempla a colocação de meio-fio e calçadas, que ficará a cargo do proprietário do imóvel e é opcional”, salienta. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final do ano.
Esperando há 12 anos a pavimentação da rua João Lemos, a comerciante Silvana Melego se disse surpresa com o início das obras. “Não acreditava mais que iríamos receber este investimento. Foi gratificante acordar e ver as máquinas trabalhando, é a realização de um sonho. O asfalto irá valorizar os comércios e as casas, além do benefício à saúde dos moradores”, ressalta a moradora.
De acordo com o prefeito Luis Antonio Biscaia, a efetivação deste investimento era um dos compromissos assumidos com a população. “O bairro de Areia Branca dos Assis, assim como outras importantes comunidades, tem um déficit muito grande na questão de pavimentação. Este projeto é uma forma que encontramos de diminuir os elevados custos destas obras, garantindo a qualidade e atendendo as necessidades da população. Todo o asfalto será gratuito, sem custo algum para os moradores”, conclui.