O fechamento dos acessos a BR 116 tem sido um dos principais embates entre a população e a Arteris Planalto Sul. Estas medidas têm provocado uma série de transtornos aos munícipes, que muitas vezes são obrigados a percorrerem longos trechos para ter acesso à rodovia.
Nesta semana, a concessionária realizou o fechamento do acesso no Jardim Colonial, em Fazenda Rio Grande, este utilizado como desvio da praça de pedágio. Esta via, que não é pavimentada, recebe grande fluxo de veículos, principalmente de caminhões. Após o fechamento deste acesso, muitos moradores se manifestaram contrários nas redes sociais, alegando terem seus direitos de ir e vir desrespeitados.
Em nota, a concessionária alegou que este era um acesso irregular e ponto crítico de acidentes. Com isso, o fechamento se deu por questões de segurança e conforme norma. A concessionária informa ainda que já tinha recebido uma demanda da PRF para este fechamento, inclusive previsto em contrato. Para a Arteris, a comunidade continua tendo sua mobilidade, agora pelo viaduto do Veneza. Além disso, alguns moradores pediam o fechamento deste acesso devido ao excesso de pó.
Na última quarta-feira, os vereadores de Mandirituba, Fernando Teixeira, Bernardo Palú, Guilherme Chupel, Felipe Machado e Diego Carvalho estiveram no Ministério Público para ver quais providências podem ser adotadas para revogar este fechamento. “Encaminhamos a Arteris um ofício solicitando explicações do porquê adotar tal medida. Após obter as respostas, vamos entrar com uma ação no Ministério Público”, detalha Fernando Teixeira, que critica a postura adotada pela concessionária. “Infelizmente, a população está sendo prejudicada mais uma vez. Esta via é municipal e utilizada por muitos moradores, que mesmo morando perto do pedágio não têm o direito de ter isenção da tarifa como acontece em outros locais. Vamos tomar todas as providências para que a população tenha seu direito de ir e vir assegurado”, ressaltou Teixeira.
Recentemente, comerciantes e moradores do distrito de Areia Branca dos Assis, em Mandirituba, reclamaram do fechamento dos acessos à rodovia.
De fato, em alguns pontos existe o desrespeito às normas de trânsito, mas, no entanto, é preciso buscar uma medida que também não prejudique a comunidade como um todo, afinal, é visível que o fechamento dos acessos trará inúmeros transtornos à população.