segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Novembro Azul reforça a importância do cuidado com a saúde do homem

Portal de Quitandinha ganhou uma faixa alusiva ao novembro azul. Foto: Divulgação
Programação para o mês de novembro deve estimular a ida de homens ao médico nas cidades da região

O mês de novembro, chamado como Novembro Azul, faz um alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Isso porque, os homens buscam menos os atendimentos de saúde do que as mulheres, fazendo menos exames preventivos, por exemplo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2019, mostram que o câncer de próstata foi o câncer mais comum no Brasil e o Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância da detecção primária do doença através do exame de sangue ou pelo exame de toque. Além da promoção da saúde e do cuidado para outras doenças que atingem o público masculino.

O médico cirurgião, urologista e professor da PUC-PR, Horácio Alvarenga Moreira, afirma que o homem cuida menos da saúde que a mulher. “O homem se cuida pouco. As estatísticas brasileiras mostram que o homem morre sete anos mais jovem do que as mulheres”, comenta. A razão para isso, segundo o médico, é omissão no cuidado com a saúde.

Moreira compara os cuidados que as mulheres têm desde a adolescência. “As mulheres procuram já na primeira menstruação atendimentos ginecológicos”, fala, ressaltando a importância de exames preventivos. “Os papéis de figura de provedor, onipotente, fazem com que os homens procurem os atendimentos muito tarde”, afirma. O médico afirma que se não diagnosticado de maneira rápida, o câncer interfere na qualidade e na expectativa de vida.

O exame para identificar o câncer no estágio inicial é simples, explica o médico, como toque retal e a dosagem no sangue. “O indivíduo deve ir ao urologista pelo menos uma vez por ano, fazendo um dos dois exames”, comenta. A idade adequada para procurar o atendimento é aos 50 anos. Mas há um grupo de pessoas que são mais suscetíveis à doença, como afrodescendentes ou pessoas com histórico de câncer na família.

Agudos do Sul preparou uma programação especial no dia 19 de novembro, das 8 às 16 horas. Haverá coleta de sangue, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. Haverá atendimento com clínico geral, dentista, fisioterapeuta e verificação de sinais vitais. Sorteios serão realizados.

Em Quitandinha, será lembrada a campanha do Novembro Azul e Vermelho, fazendo menção ao combate ao câncer de próstata e câncer bucal. Segundo a prefeitura, a ação busca estimular a participação de mais homens. Serão realizadas diversas ações e atendimentos com horários estendidos para que toda população possa participar.

Nos dias 17 e 24 de novembro, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão com horário estendido das 17 horas às 21 horas, para atendimento médico voltado aos homens.

Também terá um cronograma de atendimento odontológico estendido na Unidade Básica de Saúde Central e no posto novo. Nas Ubs sede nos dias 08, 10, 11, 22, 24, 25 e 29 de novembro, das 17 às 20 horas. E no posto novo, nos dias 17 e 24 de novembro, das 17 às 20 horas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email