Os cuidados com a saúde do homem são frequentemente debatidos, buscando conscientizar a população masculina sobre a importância de procurar atendimento médico e realizar exames preventivos.
Pensando nisso, durante todo este mês acontecem mobilizações voltadas à campanha Novembro Azul. As ações têm o objetivo principal de alertar o público masculino sobre o câncer de próstata, uma das doenças que mais matam em todo o mundo.
De acordo com a médica Norka Nishihara, o diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito por meio de exame de toque retal ou pela dosagem de PSA no sangue. “As chances de cura por meio do diagnóstico precoce são maiores. O exame é recomendado para os homens com idade a partir dos 45 anos”, explicou.
A médica Evelin Estevez destaca alguns sinais que a doença manifesta no organismo. “O paciente pode apresentar dores na hora da micção e sangue na urina, por exemplo”, destacou Evelin, ressaltando que o histórico familiar também pode influenciar no aparecimento do câncer de próstata. “Homens que tenham histórico da doença na família estão mais sujeitos à esta condição”, salientou.
Para o tenenteano Vicente Resner Neto, estas campanhas ajudam a repensar sobre os cuidados com a saúde. Assim como a maioria dos homens, ele também vai ao médico apenas quando está doente. “Não tenho este hábito de fazer sempre um check-up, por relaxo mesmo e acredito que também por não encontrar atendimento especializado por perto”, comentou. Para ele, duas coisas estão ajudando bastante na sua saúde; trabalhar, pois está em constante movimento, e não ingerir mais bebida alcoólica. “Fazem quatro anos que parei de beber e isso tem me proporcionado uma nova vida”, descreveu.