sexta-feira, 3
 de 
maio
 de 
2024

Nossa Feira estimula empregos e reorganização da agricultura familiar

Uma das agricultoras que aprovaram as mudanças foi Joana Scolaro, que trabalha com o marido e seus dois filhos. Foto: Valdecir Galor/SMCSO programa Nossa Feira, implantado pela prefeitura de Curitiba, está provocando a reorganização da cadeia produtiva envolvida, com a criação de um consórcio de cooperativas. O aumento nas vendas de cooperativas familiares e cooperados é a consequência imediata.
Porém, o reflexo mais importante é na vida das pessoas, na medida em que o programa trouxe esperança aos agricultores familiares, que hoje têm garantidos o escoamento das safras e a venda da produção com maior liquidez. Empregos foram criados para o atendimento nas feiras e a população tem a garantia de acesso a frutas, legumes e verduras a preço fixo. São cerca de 30 itens a R$ 1,99 o quilo.
Novos funcionários foram contratados pelas duas cooperativas da Região Metropolitana de Curitiba responsáveis pelo abastecimento e pelo funcionamento dos 15 pontos existentes da Nossa Feira: a Cooperativa de Processamento Alimentar e Solidária de São José dos Pinhais (Copasol) e a Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (Cooacol). A Copasol passou de quatro para 39 funcionários efetivos e a Cooacol, que tinha cinco empregados, contratou mais 12. “A venda direta permite pagar melhor para o produtor”, afirmou o presidente da Cooacol, Leandro Cavassin. Indiretamente, a contratação de fretes também aumentou com a maior movimentação de cargas.
“Foi a melhor coisa que aconteceu. Antes desse programa perdíamos muito, não tinha pra quem vender, ficava na roça e os vizinhos levavam de carretada. Graças a Deus agora sai tudo”. O depoimento é de Joana Scolaro, de 53 anos, cooperada da Copasol. Ela divide o trabalho com o marido, Juvenal, e os filhos Gisele, de 21 anos, e Joel, de 25. Juntos cultivam 3,5 alqueires de propriedade da família e 1,5 alqueire arrendado. Com a abertura das Nossas Feiras, Joel e Gisele foram convidados pela Copasol para atender o público nas feiras. Aproveitaram a oportunidade. Conquistaram o primeiro emprego fora da agricultura familiar para complementar a renda.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email