domingo, 8
 de 
dezembro
 de 
2024

Mutirão de Castração atende 287 animais em Pinhais

Mutirão castrou mais de 200 animais em Pinhais. Foto/Divulgação
A ação é uma organização da Secretaria de Meio Ambiente em uma parceria com o Castrapet

 

Foi realizado em Pinhais no último fim de semana um mutirão de castração. Segundo dados da prefeitura, 287 animais foram castrados. Além do procedimento cirúrgico, cães e gatos receberam o implante de um microchip, que fornece informações sobre o animal. O evento de castração faz parte do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos. Nesta edição, o governo do Paraná, através do programa Castra Pet, colaborou. Os donos dos animais participaram de uma palestra de orientação.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a castração é uma das principais ações de proteção aos animais, pois, mais do que o controle populacional, o ato também evita problemas de saúde e doenças como o câncer.

O microchip instalado nos animais auxilia na identificação, como explica a veterinária Solange Marconcin. “Todos os animais castrados recebem, pois é uma das orientações dos programas de manejo populacional”, afirma. “O dispositivo tem o tamanho de um grão de arroz, implantado subcutaneamente entre as escápulas do animal”, explica a médica veterinária. Segundo ela, a numeração do chip tem 15 digitos por animal e não se repete em nenhum outro animal do mundo. Os chips são cadastrados com os dados do animal e com os dados do tutor, que pode ser localizado em casos de desaparecimento ou abandono.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email