Inaugurado em 15 de dezembro do ano passado, espaço recebeu um total de 1.020 visitantes no primeiro mês de funcionamento
Desde sua inauguração, em 15 de dezembro de 2023, o Museu da Moda Ney Sousa recebeu um total de 1.020 visitantes, conforme registro de entradas do local. O número superou as expectativas do Departamento de Cultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Lapa.
Ainda segundo o livro de presenças, a maior procura é de moradores da Região Metropolitana de Curitiba e de diversas cidades do Paraná. Os registros ainda apontam turistas de estados como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Amazonas, Ceará e de outros países como uma família de venezuelanos que prestigiou o espaço, referência na história da alta-costura.
De acordo com a municipalidade, o ápice de visitação foi na semana entre o Natal e o Ano Novo. “Levando em consideração que este período não é o de maior visitação em nossa cidade, tendo em vista que a maior procura são pelas cidades do litoral, o volume de visitantes surpreende”, informou.
Com a alta nos últimos anos do turismo pedagógico no município e a possibilidade da vinda de Faculdades de Moda para conhecer o museu, a expectativa é pelo crescimento no número de visitantes.
O museu está localizado no Calçadão do Centro Histórico da Lapa e é aberto de terça a domingo, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Turistas pagam uma taxa única de R$ 10 que dá direito a visitação ao Museu da Moda, Museu de Armas, Museu Histórico e Casa dos Cavalinhos.
O espaço conta a história do Brasil, desde seu descobrimento através da alta-costura. Composto por um rico acervo gentilmente cedido pelo renomado estilista Ney Souza.