Cidades de Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Rio Negro e Tijucas do Sul serão beneficiadas com o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet
O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta terça-feira (28) a atualização da lista de municípios incluídos no quarto ciclo do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet. A nova etapa está prevista para começar no primeiro trimestre de 2024 e vai contemplar 165 cidades de todas as regiões do Paraná, representando aproximadamente 42% do território estadual.
Da região, serão atendidos os municípios de Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Rio Negro e Tijucas do Sul. A quarta fase do programa terá investimentos de R$ 8.980.000,00, visando atender especificamente os pets da população de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes.
A coordenadora técnica e fiscal do Castrapet, a médica veterinária Girlene Jacob, detalha sobre os atendimentos do programa. “A iniciativa não se limita apenas a controlar a reprodução de animais, almeja promover uma comunidade mais compassiva, desempenhando um papel crucial na sensibilização sobre a importância da esterilização e na prática da tutela responsável”, afirma.
O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, aponta que, com o compromisso de abranger diversas comunidades e regiões do Paraná, o quarto ciclo do CastraPet reafirma o esforço contínuo em atender às necessidades das populações de baixa renda e contribuir para a saúde e o bem-estar dos animais de estimação em todo o Estado. “O grande objetivo é atender as famílias de baixa renda do Paraná. Ao alcançá-las, prevenimos problemas de saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, diz.
Desde o seu início em 2019, o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos já alcançou quase 70% dos municípios do Estado nas três fases anteriores. Nesse período, foram castrados 75 mil animais em 275 cidades paranaenses.
Educação ambiental – Além da promoção da saúde pública, a educação sobre a tutela responsável de cães e gatos é um dos esforços da iniciativa, promovendo a conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes.
O governo oferece ainda palestras sobre zoonoses e orientações sobre a vacinação e desvermifugação de animais. A colaboração se estende a uma rede que une diversas ONGs e milhares de protetores independentes.