As prefeituras da região somarão uma verba adicional de R$ 4 milhões neste final de ano por meio do Aporte Financeiro aos Municípios (AFM). Esse foi o resultado da pressão das organizações municipalistas e de prefeitos de todas as regiões do país que garantiu um recurso extra de R$ 2 bilhões para reforçar o caixa dos municípios neste final de ano. Além disso, as prefeituras atingiram seu objetivo de derrubar o veto do presidente Michel Temer ao encontro de contas da Previdência Social.
O aporte financeiro, anunciado na última quarta-feira, será repassado às prefeituras por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até o início de dezembro. Foi o que informou o presidente Michel Temer durante reunião, no Palácio do Planalto, com dirigentes e prefeitos brasileiros.
A Confederação Nacional dos Municípios destaca que o valor será bruto, sem incidência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, as conquistas foram resultado da força demonstrada pela mobilização de mais de 2 mil prefeitos em Brasília nos dias 21 e 22. O repasse corresponde a metade do solicitado, mas já dará importante apoio às cidades.
Para as prefeituras da região, o valor vem em boa hora, em época de pagamento do décimo terceiro salário. O prefeito de Campo do Tenente, Jorge Quege, já anunciou que o recurso será utilizado no pagamento do décimo terceiro. “A primeira parcela já havíamos quitado e ainda não tínhamos todo o valor para a segunda. Esse será um recurso importante, que nos auxiliará neste pagamento”, enfatiza o prefeito.