sexta-feira, 6
 de 
dezembro
 de 
2024

Municípios estão aplicando vacina contra a gripe para maiores de seis meses

Vacina contra a gripe vem sendo aplicada em todo a região. Foto: Arquivo/O Regional
Vacina contra a gripe vem sendo aplicada em todo a região. Foto: Arquivo/O Regional
Campanha de combate à Influenza começou no dia 25 de março e segue até o fim deste mês. Sesa orienta os municípios a criarem suas próprias estratégias, visando ampliar os índices da cobertura vacinal

Com a liberação do Ministério da Saúde, no último dia 2 de maio, para vacinar toda a população a partir de seis meses de idade contra a gripe, as cidades paranaenses estão mobilizadas na aplicação do imunizante. A Secretaria de Estado da Saúde vem reforçando e orientando as prefeitura para incentivar e promover ações para o aumento na adesão das pessoas à 26ª Campanha Nacional contra a Influenza.

As cidades paranaenses são orientadas a criarem suas próprias estratégias, desde a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas, entre outros. A mobilização é para aumentar os índices da cobertura vacinal.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça a importância dos paranaenses buscarem as salas de vacinação. “A campanha nacional encerra neste mês, por isso quanto mais pessoas vacinarmos, mais preparados estaremos, o que reflete diretamente nos serviços de saúde. A vacinação é a principal estratégia para evitar sobrecarga nos atendimentos em hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Precisamos garantir essa proteção”, destacou.

Conforme o Vacinômetro Nacional, com base em dados vacinais de ocorrência, que consideram o local de administração das doses no estado, município e estabelecimento de saúde, Agudos do Sul (1.760), Campo do Tenente (669), Contenda (2.098), Fazenda Rio Grande (11.013), Lapa (6.068), Mandirituba (1.689), Piên (2.486), Quitandinha (3.697), Rio Negro (4.492) e Tijucas do Sul (3.504) somam mais de 37,4 mil doses aplicadas no suleste paranaense. Em todo o Paraná, são mais de 1,2 milhão de doses já aplicadas.

A campanha teve início em 25 de março e segue até ao fim do mês. A vacina possui três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria).



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email