Em série especial das eleições municipais, O Regional traz entrevistas com candidatos às prefeituras da região. Confira a entrevista com Mostarda (PL), de Contenda
OR – Prezado candidato, o setor de Saúde sempre possui alta demanda. Quais são as principais propostas para uma constante melhoria nos atendimentos nesta área?
M – A saúde sempre foi prioridade na minha administração. Nossa gestão teve início em plena pandemia. Foi um momento muito difícil para todos nós. Investimos mais de R$ 70 milhões nesta área e zeramos as filas de espera das especialidades. Na nova gestão vamos ampliar as especialidades médicas, tanto na sede como no interior. Vamos também fortalecer os programas de saúde, atuar na prevenção de doenças e drogas, fortalecer convênios e ampliar os medicamentos da Farmácia Básica Municipal. A nova gestão também nos permitirá ampliar e valorizar os servidores desta pasta, dando celeridade no atendimento aos contendenses.
OR – O setor agrícola tem grande importância para os municípios. O que o poder público pode fazer para favorecer esta atividade e promover a melhoria da vida no campo?
M – Sabemos da importância dos nossos agricultores e temos consciência de que eles precisam prosperar com estradas em boas condições e com programas e ações específicos para a agricultura familiar. Tivemos dificuldades com poucas máquinas, mas é um trabalho que é feito de forma contínua. E vamos melhorar! Essa foi uma administração que incentivou as associações agrícolas com trator e equipamentos. Junto com o Ary, estamos engajados em garantir melhores condições e novos incentivos para os nossos produtores rurais, os quais têm todo o nosso respeito.
OR – A Educação é um dos principais setores de uma administração pública. Na sua opinião, como deve ser a gestão nesta área?
M – Tenho total consciência de que a educação é um direito fundamental para a população, tanto que investimos mais de R$ 80 milhões neste primeiro mandato. É necessário termos estruturas educacionais de qualidade, capacitar e valorizar os nossos profissionais da educação, melhorar as políticas públicas educacionais da pessoa com deficiência e inclusão, ampliar as vagas nas creches, manter a distribuição de uniformes e materiais escolares, melhorar o transporte escolar e seguir com as atividades culturais e esportivas. Nos tempos modernos, a tecnologia também é essencial na nesta área. A educação é um dos pilares na construção da cidadania!
OR – Se eleito, em que frentes pretende avançar quando o assunto é infraestrutura?
M – Houve um grande avanço em infraestrutura em Contenda nesta minha primeira gestão. São mais de 60 ruas pavimentadas e outras 10 recapadas. Foram colocados mais de 97.000m² de asfalto. E ainda temos outras que serão iniciadas em breve. Já temos o projeto para pavimentar 100% do quadro urbano de Contenda e já estamos alinhados com o Governo do Estado e Federal para executar este investimento. Mas é um investimento que também expandirá para o interior. Já temos o projeto pronto para pavimentar até Catanduvas do Sul e para atender as regiões da Olaria, Serrinha, Campestre, São Pedro, entre outras.
OR – Cite outras prioridades sobre o que pretende realizar, caso seja eleito.
M – A administração pública é uma função séria e deve ser feita com muita responsabilidade. Elaboramos um novo Plano de Governo que vai fortalecer todas as áreas de uma administração. Com planejamento, vamos manter a valorização dos servidores públicos, apoiar os nossos agricultores com melhores estradas e mais incentivos, amparar a nossa população do interior com mais redes de água, valorizar a saúde do homem e da mulher, apoiar os nossos comerciantes, criar o Parque Industrial, atuar na geração de emprego e renda, dar mais segurança para o povo e, além disto, respeitar a nossa população. Queremos uma Contenda ainda melhor e no rumo certo!