Já abordada em outras oportunidades por este semanário, a manutenção das estradas é um dos grandes problemas enfrentados pela prefeitura de Tijucas do Sul. O período chuvoso das últimas semanas agravou ainda mais a situação e deixou algumas vias intransitáveis.
Na última terça-feira, os moradores do bairro Campestre coletaram dinheiro e se reuniram para arrumar por conta própria um ponto da estrada que estava alagado. “Realizamos a compra do saibro e locamos uma retroescavadeira para melhorar este local, o qual não passava automóvel, muito menos pessoas a pé. Nem mesmo ir à igreja algumas famílias estavam podendo ir”, relatou o morador Antônio Silva, membro da igreja Metodista, que ajudou a custear o serviço. Segundo os moradores, a melhoria da estrada já havia sido solicitada à prefeitura, a qual não atendeu a reivindicação.
Também morador do Campestre, o vereador Claudemir Pereira da Rocha criticou o trabalho desenvolvido na manutenção das estradas. “São várias comunidades em que a situação está precária, onde os moradores estão tendo dificuldade para escoar a produção agrícola e se locomover. Realizei uma série de reivindicações na câmara e não fui atendido”, relata Claudemir, lamentando outras mudanças efetivadas pelo executivo municipal. “Até o ano passado, a prefeitura disponibilizava um funcionário efetivo para o Campestre, o qual realizava vários serviços, como a roçada das beiradas, cuidado dos bueiros e tapava os buracos. No entanto, não sei por qual motivo, este servidor foi retirado desta função e a situação se agravou”, comentou Claudemir. “É preciso urgentemente uma mudança no cuidado com as estradas, a população tem feito duras críticas neste sentido”, avaliou.
Nota da prefeitura
A prefeitura reconheceu a dificuldade na manutenção das estradas, destacando que este trabalho tem sido dificultado em virtude da falta de maquinário. “Desde o início da gestão temos sofrido bastante com o sucateamento das máquinas e caminhões. Nos próximos meses deverão chegar ao município importantes reforços neste sentido, o que agilizará o atendimento”, relatou o prefeito Cesar Matucheski, salientando que as recentes chuvas também causaram grande estrago. “Temos 1,5 mil quilômetros de estradas sem pavimentação, as quais foram muito castigadas pelo excesso de água. Além disso, há uma demanda grande de melhorias em pontes e bueiros. Vamos concentrar esforços para reverter este quadro”, salientou Matucheski, enaltecendo o trabalho realizado pela comunidade de Campestre. “Parabenizo os envolvidos neste serviço, que trabalharam em conjunto para a solução deste problema. O município é de todos e ações neste sentido vêm para somar”, concluiu.