terça-feira, 21
 de 
maio
 de 
2024

Ministro de Comunicação Social recebe as entidades Adjoris e AbraLegal

Representantes dos meios de comunicação e demais autoridades. Foto: Divulgação
Representantes dos meios de comunicação e demais autoridades. Foto: Divulgação
Mídia local e regional impacta a maioria da população dos 5.500 municípios brasileiros, pois atinge toda uma região e passa a se configurar em veículo de comunicação com credibilidade. Ministro Paulo Pimenta destacou que a comunicação local é que norteia a credibilidade da informação.

 

Os Jornais do Interior do Brasil, representados pela Adjori-Brasil – Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil e as associações do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Mato Grosso e Rio de Janeiro foram recebidos dia 14 de março pelo ministro Paulo Pimenta – Secretário de Comunicação Social, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O Paraná foi representado pelo vice-presidente da Adjori-PR, Sérgio Jonikaites, acompanhando as audiências ao lado do presidente da Adjori-Brasil, José Roberto Deschamps, e de representantes da AbraLegal, o presidente Wlamir Tadeu de Freitas, do assessor jurídico, Dr. Bruno de Camargo, debatendo ações para a maior rede de comunicação no Brasil formado por cerca de mil jornais com portais que levam a informação local e regional.
A mídia local impacta a maioria da população dos mais de 5.500 municípios, pois atinge toda uma região e passa a se configurar em veículo de comunicação com credibilidade. Acompanharam a audiência com o ministro Paulo Pimenta, assessores do deputado federal Zeca Dirceu, o deputado paulista Jilmar Tatto, que com as lideranças dos jornais destacaram a força da comunicação local.
O ministro Paulo Pimenta destacou que a comunicação local é que norteia a credibilidade da informação e possibilita a chegada da boa informação à maioria dos lares brasileiros destacando a força de organização e de integração das lideranças locais em favor de um país que ofereça oportunidades de desenvolvimento a todos os seus habitantes.

Durante a reunião, os representantes dos veículos pleitearam a participação dos jornais no processo de consolidação da democracia brasileira e defenderam o papel da imprensa contra a desinformação e pela defesa da liberdade de expressão.
Tatto, que também é o secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, ressalta a relevância dos veículos do interior. “Fiz questão de intermediar o encontro pois sei da importância que veículos de comunicação do interior têm para o processo de democratização da informação. Por tratar de assuntos que afetam diretamente as vidas das pessoas, são fundamentais para levar a informação do governo federal ali na ponta, para os beneficiários de políticas públicas”, comenta.
O deputado também lembra que os veículos “são responsáveis por uma série de empregos em uma cadeia econômica diversificada”.
O Assessor Parlamentar do gabinete do deputado Zeca Dirceu, Clodomir Zanini Fiorentin destacou que o líder do Governo na Câmara Federal, deputado Zeca Dirceu está apoiando a causa dos veículos de comunicação pois são esses meios que realmente conduzem a informação correta e destacam as ações de governo e especialmente das lideranças junto às comunidades promovendo o crescimento e desenvolvimento local. “O governo está sensível à causa e tem uma política definida para o setor, pois é a forma rápida e confiável de se comunicar com toda a população”, destaca Clodomir.
“Os jornais do interior com seus portais são os responsáveis por levar informação precisa e com credibilidade para milhões de pessoas. O acesso à informação e a valorização do trabalho da imprensa são um dos pilares do processo democrático”, enfatiza Carlos Balladas, presidente da Associação dos Jornais do Interior do estado de São Paulo (ADJORI-SP).
“Somos referência em nossas comunidades e estamos ligados a todos os fatos que balizam o desenvolvimento local. Temos milhares de experiências positivas onde os jornais com seus portais provam que realmente agregam as forças das comunidades e promovem o progresso e especialmente dão autenticidade às publicações colaborando com a transparência e o processo democrático do País. Os jornais são documentos, são a escrita da história de uma comunidade”, enfatiza Sérgio Jonikaites.
O presidente da Adjori-Brasil e Adjori-SC, José Roberto Deschamps destacou a união das entidades estaduais e apresentou ao ministro Paulo Pimenta “cases” que estão em andamento em Santa Catarina firmados por convênio com o Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça. “São anos de organização da Adjori e de credibilidade conquistada que possibilitou em um grande entendimento para a boa informação e divulgação das ações destes órgão para a população catarinense. Os jornais e seus portais são portadores da boa informação aos catarinenses”, destaca Deschamps.
A agenda representou a primeira reunião do grupo com o novo governo. O ministro Pimenta se mostrou favorável ao pleito da classe e se comprometeu a estudar as ações propostas durante o encontro.
Além do encontro com o ministro Paulo Pimenta, as Adjoris e a Abra Legal também manteve contato com o Núcleo de Mídia do Ministério das Comunicações, onde recebeu a informação de que já está em andamento o organograma da publicidade institucional e a prioridade é atender através dos meios de comunicação a toda população brasileira em todos os recantos do Brasil. Também ações foram desenvolvidas junto a gabinetes de deputados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo para a reestruturação da Frente Parlamentar em Defesa da Mídia Regional.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email