Um dos mais importantes prédios do Centro Histórico da Lapa está passando por restauro. O Museu Ney Braga receberá melhorias como recuperação completa do telhado, das paredes externas e do assoalho, reparos na estrutura, aplicação de anti-cupim, revisão da parte elétrica, pintura, banheiros adaptados e outras benfeitorias. A obra tem valor de R$ 248.855,35, repassados pelo Ministério do Turismo.
A prefeitura solicitou que a empresa ganhadora da licitação apresentasse as autorizações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Curadoria do Patrimônio Cultural do Estado para que a obra fosse iniciada. Em 2009, o município recebeu os recursos da Itaipu Binacional para a realização das reformas, no entanto, a empresa contratada não possuía registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo e o Ministério Público embargou a obra.
Desde 2013, a prefeitura, em parceria com a família de Ney Braga, fez os projetos complementares para a obra e, junto com o Museu Paranaense, catalogou e identificou todo o acervo, além de manter as peças conservadas. Essa ação não era realizada anteriormente, considerando que no início de 2013, muitas peças estavam se deteriorando no sótão da Casa de Música Maestro João Francisco Mariano.
Em breve, a Lapa volta a ter o Museu Ney Braga, reformulado como Centro de Cultura Ney Braga, local que receberá novamente o acervo e servirá para novas exposições e projetos artístico-culturais.
A prefeita Leila Klenk enfatizou a importância da restauração deste espaço para a história do município. “Como todos sabem, Ney Braga é uma das tantas figuras ilustres na história da Lapa. Fico muito feliz com essa restauração, obra que reafirma o compromisso da prefeitura em manter viva e conservada a história da cidade e dos lapeanos”, destacou a prefeita.