A prefeitura de Mandirituba vem prestando auxílio aos sistemas comunitários de água no meio rural. Atualmente, 17 localidades contam com sistema de poços comunitários. Eles existem há vários anos, com o objetivo de baratear os custos para a população.
O serviço é administrado pela própria comunidade, através das associações de moradores, que indicam os responsáveis pelo monitoramento e distribuição de água até as residências e administram os valores cobrados dos moradores para a manutenção do sistema.
No entanto, muitas dessas comunidades estão passando por dificuldades, em razão dos canos, bombas e dos próprios poços serem muito antigos. Os equipamentos frequentemente apresentam problemas, ocasionando falta de água. Consequentemente, os moradores recorrem à prefeitura para pedir auxílio e, mesmo sendo responsabilidade das associações, o prefeito Luís Antônio vem prestando apoio neste sentido.
Na localidade de Chimboveiro, por exemplo, nos dois primeiros meses do ano já foram disponibilizadas quatro bombas de água e cinco caminhões pipas, totalizando 15 mil litros de água potável, para atender as necessidades da população. A prefeitura ainda disponibiliza funcionários que estão constantemente visitando os bairros para auxiliar nos serviços de manutenção, além de trabalhar em parceria com a Sanepar.
Para os próximos 30 dias, a expectativa da prefeitura é instalar mais três novos poços, nas localidades de Ganchinho, Campestre dos Paula e Barco. Segundo a prefeitura, os recursos já estão garantidos por meio de convênios e emendas parlamentares. Logo após esta etapa, obras de perfuração de novos poços serão realizadas em Lagoa dos Ferreira e Santo Amaro II, onde já foram realizados levantamentos para os trabalhos.