A questão da segurança pública nunca foi tão pertinente como nos últimos tempos. Entende-se por segurança pública um sistema capaz de proteger e prevenir o cidadão de situações perigosas ou que lhe causem prejuízo. Infelizmente, não há uma estrutura de segurança capaz de fazer isso de modo eficiente na região. Por mais que os órgãos de segurança, como a Polícia Militar, se esforcem para fazer da melhor forma possível o seu trabalho, o baixo investimento e a falta de planejamento a longo prazo por parte das gestões não permitem uma continuidade nos trabalhos. Os habitantes das cidades convivem com a sensação de medo e insegurança, ainda mais pela onda recente de ocorrências graves, antes pouco comuns em cidades de menor porte.
Números de algumas cidades demonstram o quão preocupante é a situação. A região de abrangência da 4ª Cia. da Polícia Militar mostra números ainda altos se levarmos em consideração o total de habitantes. Fazenda Rio Grande registrou um total de 1.368 crimes de janeiro a julho desse ano, sendo que a grande maioria, 54%, é de furto. Agudos do Sul registrou no mesmo período 53 crimes, dos quais 51 são de furto. E Mandirituba, que recentemente registrou uma onde de assaltos ao comércio, teve até julho 46 registros de furtos qualificados, de um total de 173 crimes registrados.
Os números, em um comparativo com o mesmo período do ano passado, diminuíram, mas isso se deve ao empenho das autoridades policiais em cumprir com o seu dever, mesmo não tendo as condições de trabalho ideais. Uma das dificuldades que a polícia encontra, mas que com o tempo vem melhorando, é com relação à participação da comunidade na prevenção e solução de crimes, como por exemplo, as denúncias anônimas. O Sargento Amaral, comandante do destacamento da PM de Piên, enfatizou na sessão da câmara da última terça-feira, a importância dessa colaboração nos trabalhos da PM. “O número de pessoas que tem vindo registrar e denunciar crimes no destacamento aumentou bastante, elas estão perdendo o medo de denunciar, e isso facilita e muito o nosso trabalho”, disse o sargento.
Para a região atendida pela 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, que inclui Lapa, Rio Negro, Campo do Tenente, Contenda, Quitandinha e Piên, há perspectiva de uma melhora, já que ocorre hoje a formatura de novos soldados para atender essas cidades.
Ações preventivas por parte dos próprios cidadãos podem evitar que muitos crimes ocorram, como por exemplo, evitar mostrar objetos de valor ou dinheiro em público; cuidar com as saídas de bancos, estar atento a presença de pessoas desconhecidas; não deixar veículos destrancados; não deixar as residências abertas, entre outros cuidados. As denúncias podem ser feitas nos telefones dos destacamentos locais ou no 190.