sábado, 28
 de 
maio
 de 
2022

Melhoria na rede de energia garante bom andamento da safra de fumo em Piên

Reuniões pautaram sobre melhorias na rede de energia. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên

Após tratativas da prefeitura e da câmara de vereadores junto à Copel, foram feitas manutenções preventivas e o sistema se manteve estável

Com a atual safra de fumo em andamento, agricultores de Piên avaliam os resultados obtidos com a atividade, principalmente quanto à estabilidade no abastecimento de energia elétrica durante a secagem do fumo. No período de colheita, entre os meses de dezembro e fevereiro, aconteciam muitas quedas e instabilidade da rede elétrica, ocasionando prejuízos aos fumicultores e, desde o início da atual gestão, no ano passado, o problema foi colocado em pauta e reuniões foram realizadas tanto na prefeitura como na câmara, para debater a situação juntamente com produtores e a própria Copel.

Neste ano, depois de uma série de tratativas do executivo e legislativo junto à Copel, foram feitas manutenções preventivas e o sistema se manteve estável, com pequenos pontos isolados, mas que rapidamente foram solucionados sem causar qualquer prejuízo aos produtores. Durante os encontros, foi solicitada uma solução para que não existisse a queda de energia durante a secagem do tabaco e uma das atitudes tomadas foi a realização de manutenção preventiva na rede antes do período de secagem do fumo.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, Carlos Magon, outro ponto importante foi a realização de uma programação de grandes obras na rede, evitando que este trabalho fosse realizado entre os meses de colheita. “Pedimos que não acontecesse nenhuma grande obra que demandasse interrupção do fornecimento de energia elétrica durante o período de secagem do fumo”, disse Magon, detalhando ainda que foi pleiteado para que a Copel realizasse apenas pequenas manutenções neste período. “Outra ação realizada foi o balanceamento da rede, ou seja, alguns pontos onde haviam muitas ligações em apenas um cabo foi dividido tirando a sobrecarga da rede”, complementou.

O prefeito Maicon Grosskopf enalteceu que os resultados positivos foram alcançados devido à uma união de esforços, em que prefeitura, câmara de vereadores e produtores se uniram e juntos trabalharam em prol do mesmo objetivo. “Desde que assumimos a prefeitura já trouxemos esta demanda para a pauta e nos reunimos com vereadores e produtores para cobrar junto à Copel solução. Foram inúmeras conversas e conseguimos com que nossos fumicultores não tivessem prejuízos nesta safra”, falou.

A prefeitura já está também emitindo documento agradecendo a atenção da Copel e solicitando para que na próxima safra sejam tomadas as mesmas medidas. Além da Copel realizar o trabalho de manutenção e prevenção, cada morador também deve fazer a sua parte, não plantando árvores próximo a rede de energia, pois toda essa fiação possui um sistema que caso galhadas de árvore encostem ela desliga automaticamente toda a rede, e atualizando o cadastro junto à companhia, informando que é produtor de tabaco e a quantas estufas de secagem possui em sua propriedade, com isso a companhia consegue dar prioridade à estes produtores.

Outra sugestão para garantir segurança ao produtor é a aquisição de gerador na sua propriedade. Para isso, a prefeitura trabalhou junto à instituições financeiras e conseguiu na Cooperativa Sicoob uma linha de crédito diferenciada para que os produtores do município consigam financiar o gerador com taxas menores.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email