sábado, 21
 de 
maio
 de 
2022

Médico da Santa Casa dá dicas para motoristas cuidarem da própria saúde

Motoristas devem estar atentos aos sinais para assegurar boas condições de saúde. Foto: Assessoria de Imprensa/Santa Casa

***Informe publicitário

Grandes jornadas de trabalho fazem parte do cotidiano de motoristas, mas é necessário ficar atento aos sinais para garantir um melhor bem-estar

Sejam motoristas de ônibus, caminhão ou mesmo de aplicativos, estes profissionais precisam se preocupar com a saúde durante o trabalho. Além da exposição ao calor e ruídos, soma-se as longas jornadas em que passam o tempo todo sentados.

É o caso do motorista, Marcos Fiori. A sua rotina em Curitiba (PR) é das 06h da manhã até às 20h da noite. Nesse período, ele sente muito impacto na saúde. “Por vezes saio de casa e não consigo tomar café ou me alimentar no horário. Sinto que isso me atrapalha”, conta. Além disso, com todo tempo na rua, ele vivencia dores nas costas e nas pernas, devido à ergonomia não adequada.

É importante que esses profissionais se atentem aos sinais para cuidar da saúde. Afinal, além do cansaço físico, com dores no corpo, pescoço, costas e até mesmo a perda de audição, também surgem dores de cabeça, muitas vezes associados ao estresse. Passar muito tempo sentado também acende o alerta da trombose nas pernas.

Dicas de prevenção – O Dr. Danilo Pompermayer, médico da Santa Casa de Curitiba, explica que nos casos de motoristas, exames de prevenção efetiva são essenciais. Como passam longos períodos ao volante, o cuidado tem de ser redobrado. “Um motorista precisa fazer exames preventivos no hospital mais perto da sua região pelo menos uma vez ao ano”, orienta.

O doutor relembra aos motoristas que sempre que possível fazer algum exercício. “Em viagens longas, parar ocasionalmente e evitar permanecer sentado nessas paradas”, diz. Nesse caso, a dica é que a cada duas horas o condutor faça uma pausa, estique as pernas e caminhe um pouco. Outra opção é mesmo ao volante, movimentar os pés, flexionar e estender os músculos, fazendo movimentos circulares com os tornozelos e punhos para melhorar a circulação.

A hidratação também é necessária. Sempre manter uma garrafa d’água e se alimentar a cada três horas. “Mesmo que sejam porções pequenas, o importante é que não fique de barriga vazia. Manter uma rotina com esses cuidados é ideal para garantir a saúde dos motoristas”, conclui.

Atendimento mais perto de você
Agora um atendimento especializado está mais perto de você. A Santa Casa de Piên é um complexo hospital que conta com um Centro Médico em especialidades como ortopedia, otorrino, pediatria e vascular. Se você é motorista e sente dores nas costas, pernas e articulações devido ao trabalho, conte com um de nossos especialistas.
Serviço
Rua Natal, 334 — Piên
(41) 3632 – 1481
Consultas eletivas: das 7h às 19h
Emergências 24 horas



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email