Por meio do projeto Rumo ao Natal, Maria Fumaça passará por Rio Negro no dia 4 de dezembro e na Lapa no dia 5. Iniciativa percorrerá mais de 1,3 mil quilômetros em cidades do Paraná e de Santa Catarina
O mês de dezembro ficará marcado pela passagem da histórica Maria Fumaça iluminada em cidades da região. O projeto cultural da empresa Rumo trará novamente o Papai Noel a bordo da locomotiva modelo Mallet 204, que foi fabricada em 1950. Ela é a única em circulação na América do Sul.
A programação do projeto Rumo ao Natal contemplará, do suleste paranaense, os municípios de Rio Negro e Lapa, além das cidades catarinenses vizinhas de Mafra e Rio Negrinho. No Paraná, as atividades estão previstas para começaram no dia 4, passando por Rio Negro a partir das 21 horas, enquanto no dia seguinte, a partir das 19h30, passará pela Lapa.
A coordenadora de Performance Social da Rumo, Tatiana Montório, destaca a expectativa pelo início do projeto. “A presença histórica de Maria Fumaça nos faz lembrar da rica tradição ferroviária do Brasil”, aponta.
A Rumo, considerada a maior operadora ferroviária do Brasil, promove mais uma edição do Rumo ao Natal em uma parceria com Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A programação natalina do trem ocorrerá entre os dias 4 e 23 de dezembro, percorrendo mais de 1,3 mil quilômetros em cidades do Paraná e de Santa Catarina.
Além do espetáculo de luzes e celebrações, o projeto reúne durante a sua passagem mais de 1 milhão de pessoas. Para que todos possam assistir à passagem da locomotiva, algumas recomendaçõ0es são indicadas como manter distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem, escolher um local seguro para registrar selfies e imagens; nunca tentar tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parado e manter atenção redobrada às crianças.