sexta-feira, 24
 de 
outubro
 de 
2025

Mandirituba passa a seguir novas regras para emissão de atestados médicos

Novas diretrizes para emissão de atestado entraram em vigor em Mandirituba. Foto: Arquivo/O Regional
Novas diretrizes para emissão de atestado entraram em vigor em Mandirituba. Foto: Arquivo/O Regional
Medida segue modelo estadual e busca evitar o uso indevido de atestado, mantendo a autonomia dos profissionais da saúde

Entraram em vigor, em Mandirituba, as novas diretrizes para a emissão de atestados médico nas Unidades Básicas de Saúde, na Policlínica e no Hospital Municipal. A medida integra a campanha ‘Atestado Responsável’, uma iniciativa que já ocorre em diversos municípios do Paraná, incluindo Curitiba.

O programa é desenvolvido em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR). O objetivo é incentivar o uso consciente dos atestados médicos, evitando solicitações indevidas e reforçando a avaliação técnica do profissional como critério para a emissão do documento.

De acordo com as novas regras, os atestado serão concebidos apenas a pacientes internados, em observação clínica ou em casos em que o médico avalie a necessidade de afastamento. Já os atendimentos ambulatoriais que não exigirem internação resultarão apenas em uma declaração de comparecimento, correspondente ao período de permanência na unidade.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email