O município recebeu a visita de autoridades de Jacarezinho. Núcleo de Vigilância Entomológica fez uma visita técnica
Na última sexta-feira (3), a equipe do núcleo de vigilância entomológica de Jacarezinho, responsáveis por uma pesquisa, monitoramento e controle de doenças transmitidas por insetos e animais peçonhentos estiveram em Mandirituba. O objetivo do encontro foi fazer uma visita técnica e informativa.
Participaram da reunião o prefeito Luis Antonio Biscaia, a secretária de Saúde, Daniele dos Santos, a responsável pela Vigilância Sanitária de Mandirituba, Isabela Bacellar, os agentes de endemias, Marcos Antonio Vieira, Regimar, Débora e Queren Vitória. Do Núcleo de vigilância entomológica de Jacarezinho, Rubens Massafera, Ademilson Lima, Valdeci e Clóvis.
De acordo com a prefeitura, a visita é necessária por conta do aumento de casos de dengue no Paraná. Na reunião, a equipe explanou medidas de combate a serem tomadas em casos de suspeitas, sugestões de campanhas.
Os agentes de endemias de Mandirituba afirmaram que é feito com frequência o monitoramento das residências, com focos na orientação e combate a proliferação do mosquito. Os agentes de vigilância entomológica parabenizaram Mandirituba pelas ações eficientes que tem refletido nos números de casos positivos nos últimos anos.
Segundo a secretária de Saúde, Daniele dos Santos, a prevenção é a melhor solução. “Sabemos onde está o perigo e podemos combater, basta cada cidadão fazer a sua parte. A equipe de epidemiologia de Mandirituba realiza um trabalho continuado para combater as doenças existentes e que podem ser evitadas. Em nossa cidade ainda não temos o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, porém temos Aedes albopictus, e por isso precisamos manter os cuidados para evitar sua proliferação”, disse.
A Secretaria de Saúde de Mandirituba ressaltou que pode ser combatido a dengue, evitando deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de flores. Os sintomas mais comuns da doença são a febre, dores musculares e articulares, manchas avermelhadas pelo corpo e dor de cabeça; A pasta informou que nestes casos, o ideal é procurar um médico na Unidade de Saúde mais próxima.