Cursos foram realizados por meio de parceria entre a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
A parceria entre a prefeitura de Mandirituba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) alcançou um marco expressivo em 2023, com a conclusão de 40 cursos voltados ao meio agrícola. Ao todo, 480 alunos foram certificados.
Os cursos oferecidos abrangem três categorias: Agroindústria, Artesanato e Aperfeiçoamento Técnico. Entre os temas abordados, estão em destaque as técnicas avançadas de produção, como adubação, controle biológico, identificação de doenças, boas práticas agrícolas, cultivo orgânico, manejo e ordenha, pastagem e aplicação de agrotóxicos, além do incentivo aos produtores a explorarem novas modalidades de cultivo, como a produção de morango, cultivo hidropônico, mini-tomates, criação de abelhas e cultivo orgânico.
O prefeito Luis Antonio Biscaia destaca a importância da parceria entre a municipalidade e o Senar no fortalecimento da comunidade agrícola de Mandirituba. “Estamos comprometidos em oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para nossos produtores locais. A parceria com o SENAR tem sido fundamental para capacitar nossos agricultores, promovendo inovação e sustentabilidade em nossa produção agrícola”, afirma.
As capacitações ainda proporcionaram aos participantes a oportunidade de realizar melhorias visando a incrementação de renda, por meio de mini processamentos, que incluem a fabricação de compotas, geleias, queijo, técnicas de colheita, panificação, entre outros. Essa abordagem prática e inovadora visa não apenas a ampliação do conhecimento teórico, mas também a aplicação direta no cotidiano dos agricultores.