Município trabalha na elaboração de políticas públicas específicas para este grupo populacional para garantir o exercício dos direitos dos idosos
A Secretaria de Assistência Social de Mandirituba, por meio do CRAS, aderiu ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). Na última semana, a segunda etapa do programa foi realizada com um grupo de idosos do município no Parque Municipal de Eventos.
A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa visa afirmar o compromisso do poder público com a efetividade do Estatuto do Idoso, garantindo o exercício dos direitos das pessoas idosas e propondo políticas públicas para as especificidades deste grupo populacional. O município de Mandirituba já cumpriu a primeira etapa do programa, que foi representado pela entrega do Certificado Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, bem como do Selo de Adesão, e a segunda etapa promoveu uma escuta especializada para pessoas acima dos 60 anos, com intuito de reunir informações para compreender a realidade dos idosos em diversas áreas.
O grupo de idosos presente no encontro pôde opinar a respeito de temas que impactam diretamente seu papel de cidadãos no município, como transporte e mobilidade urbana, moradia, participação, respeito e inclusão social, comunicação e informação, oportunidades de aprendizagem e apoio, saúde e cuidado, entre diversas outras temáticas. Além do momento de escuta, reunião teve exercícios realizados por um professor, incentivando a prática de atividade física na terceira idade.