segunda-feira, 24
 de 
novembro
 de 
2025

Mandirituba realiza mais de 120 castrações gratuitas em ação do Castramóvel

123 animais foram castrados nesta edição do programa. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Mandirituba
123 animais foram castrados nesta edição do programa. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Mandirituba
Programa municipal de controle populacional de cães e gatos leva atendimentos gratuitos à comunidade de Areia Branca e incentiva a adoção responsável

A prefeitura de Mandirituba, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária, promoveu, nos dias 5 e 6 de novembro, mais uma etapa do programa de castração gratuita de cães e gatos. A ação, realizada na localidade de Areia Branca, no pátio da Igreja São Benedito, resultou em 123 procedimentos cirúrgicos, beneficiando tutores cadastrados e animais em situação de rua.

De acordo com a coordenação do Castramóvel, nesta fase foram atendidos animais que estavam na lista de espera, além de novos cadastros realizados pelo aplicativo Conecta Mandirituba. Embora a próxima edição ainda não tenha data confirmada, os tutores interessados já podem inscrever seus pets pelo aplicativo na aba Saúde/Castração

O Castramóvel é uma unidade móvel equipada com sala de anestesia, centro cirúrgico, espaço pós-operatório e equipe completa de veterinários e auxiliares. Por depender de estrutura elétrica adequada, os locais de atendimentos são escolhidos com base em critérios técnicos, garantindo segurança e eficiência nos procedimentos.

“Esse serviço da Prefeitura é essencial para reduzir a quantidade de animais abandonados. Além de controlar a reprodução, a castração previne doenças, melhora a qualidade de vida e facilita a adoção, já que muitos tutores preferem animais castrados”, destacou a equipe do Castramóvel.

Animais em situação de rua também podem ser contemplados pela iniciativa. Nesses casos, é necessário comprovar com fotos que o animal vive nas ruas e que um tutor temporário se responsabilize pelo pós-operatório até que um novo lar seja encontrado.

Um exemplo é o de Maria Aparecida de Oliveira (Cida), moradora da região, que levou um cachorro sob seus cuidados para castração. “Com o apoio do Castramóvel, se cada um acolher temporariamente um bichinho e depois conseguir um lar para ele, já é uma grande ajuda. As pessoas se sentem mais seguras em adotar animais castrados”, comentou Cida.

Os interessados em participar das próximas etapas devem se inscrever pelo App Conecta Mandirituba, apresentando CPF, comprovante de endereço e comprovante de inscrição e programas sociais, como Bolsa família ou o Cadúnico.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email