quinta-feira, 6
 de 
fevereiro
 de 
2025

Expectativa para mais um ano letivo agita a comunidade escolar

Comunidade escolar se prepara para o início de mais um ano letivo. Foto: Arquivo/O Regional
Comunidade escolar se prepara para o início de mais um ano letivo. Foto: Arquivo/O Regional
Mais um ano letivo nas redes estadual e municipal começa nesta semana movimentando alunos, professores, servidores da educação e pais

Mais um ano letivo está prestes a começar e, para isso, muitos preparativos já estão em andamento nas unidades de ensino à nível estadual e municipal. Melhorias em escolas, preparação do material escolar e formação de professores são algumas das ações que marcam este período.

A rede estadual de educação retoma as aulas na próxima quarta-feira (5), recebendo mais de um milhão de estudantes nas 2 mil escolas estaduais do Paraná. Já pela rede municipal, os municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên e Quitandinha abrem o ano letivo também na quarta-feira (5) e Rio Negro e Tijucas do Sul começam com as aulas na quinta (6).

O secretário de Educação de Agudos do Sul, Jaime Ferreira, fala do entusiasmo para o início de mais um ano letivo, recebendo mais de 1,1 mil estudantes, com muitos investimentos e metas para a área educacional. “Estamos ansiosos para dar boas-vindas aos alunos e criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam motivados a desenvolver o seu potencial. Acredito em um período de conquistas, aprendizado e muitas experiências enriquecedoras, e mais uma oportunidade de nos tornarmos melhores”, afirma.

Ferreira aponta as melhorias realizadas nas estruturas de ensino do município. “Estamos a todo vapor na construção da nova Escola Cecilia Meirelles, que tem a projeção de ser entregue ainda esse ano, nossa creche recebendo ampliações de mais duas salas para suportar a demanda de nossos alunos, estamos dando início na pré-escola a jornada ampliada para potencializar as aptidões de nossos alunos ainda na infância, em algumas escolas a partir desse ano teremos uma coordenadora pedagógica para auxiliar as diretoras, e nossos ônibus todos revisados para a segurança de nossos alunos”, completa.

Em Quitandinha, aconteceu o 8º Seminário de Educação, evento voltado para a capacitação dos profissionais da rede municipal de ensino. Durante três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos em áreas essenciais para o dia a dia escolar, abordando temas como da rede de proteção às crianças, bullying, saúde mental, inteligência emocional e motivação. Além disso, os merendeiros receberam orientações sobre alimentação e preparo de receitas, enquanto os motoristas foram instruídos por meio da Cartilha do Transporte Escolar.

Piên, além de melhorias estruturais, também teve programação do 22º Seminário de Educação, com palestras e demais atividades. Nesta semana, reuniões serão realizadas para alinhar a parte pedagógica e organização do ambiente escolar.

Rede estadual – Nas instituições de ensino da rede estadual, há ao menos três semanas, servidores trabalham nos preparativos para o novo ano letivo, com limpeza, roçada, pintura e dedetização.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, enaltece que o objetivo da ação é receber estudantes e professores em ambientes limpos, seguros e acolhedores para o reinício das aulas. “A educação pública do Paraná está em evolução constante, e isso também passa pela infraestrutura das nossas escolas. As aulas voltam no dia 5, mas estamos trabalhando há semanas para que os estudantes encontrem seus ambientes de estudo em perfeitas condições. A expectativa é a melhor possível”, conta.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email