Governo do Estado publicou o edital da pavimentação da PR-510 e PR-512 entre Balsa Nova e Mariental, distrito da Lapa. São 18,09 quilômetros de nova pavimenta asfáltica, sendo 4,14 quilômetros da PR-510, começando após a ponte sobre o Rio Iguaçu e seguindo até o entroncamento com a PR-512, e 13,95 quilômetros da PR-512 até a BR-476
Foi publicado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), o edital da pavimentação da PR-510 e PR-512 entre Balsa Nova e Mariental, distrito da Lapa.
Conforme o projeto, serão 18,09 quilômetros de nova pavimenta asfáltica, com 4,14 quilômetros da PR-510, começando após a ponte sobre o Rio Iguaçu e seguindo até o entroncamento com a PR-512, e outros 13,95 quilômetros da PR-512 indo deste ponto até a BR-476 (Rodovia do Xisto).
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, entaleceu a importância da obra. “Com esta obra vamos beneficiar não somente os moradores vizinhos da Rodovia da Maçã e os agricultores locais, como também criar uma nova conexão pavimentada entre os municípios da Grande Curitiba, mais uma opção para o deslocamento de todos”, afirmou.
Segundo diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, as rodovias terão duas faixas de rolamento com 3,5 metros de largura e acostamentos de 2,5 metros em cada lado. “Vamos aproveitar a maior parte do traçado atual das rodovias, reduzindo o impacto na região, mas com correções geométricas para garantir a segurança nos trechos após a pavimentação”, explicou.
Nos segmentos urbanos, em vez de acostamentos, serão implantadas faixas de segurança, calçada e ciclovia compartilhada. O projeto prevê que no entroncamento da PR-510 com a PR-512 será implantada uma interseção em nível do tipo espera central, com faixas adicionais em ambos sentidos de tráfego, antes e depois do acesso para Contenda, enquanto no entroncamento com a BR-476 a interseção também será em nível, com divisão por canteiros e dois retornos, já levando em consideração que o trecho será duplicado por meio de obra de concessionária.
A obra prevê ainda melhoria do sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, barreiras de concreto New Jersey nas laterais da pista em segmentos de aterro alto, plantio de grama e a iluminação rodoviária nas interseções e segmentos urbanos.
A licitação será na modalidade Contratação Integrada, com elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia, e realização da obra em um mesmo contrato, estando previstos seis meses para os projetos e 18 meses para os serviços.
A sessão de disputa será realizada no dia 28 de janeiro de 2026, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O orçamento da obra é sigiloso, com o intuito de garantir que as empresas interessadas estudem detalhadamente o edital e seus anexos antes de apresentar propostas.
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