sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Liberado tráfego de veículos na Ponte do Lageado

Ponte do Lageado está liberada para o tráfego de veículos. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Ponte do Lageado está liberada para o tráfego de veículos. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rio Negro
Estrutura, que liga as cidades de Rio Negro e Rio Negrinho, havia sido interditada devido às inundações causadas pelas chuvas

As inundações registradas em várias cidades do Paraná, em decorrência das chuvas do mês de outubro, ocasionaram em uma série de estragos em diversas estruturas. Na região, a Ponte do Lageado, que liga as cidades de Rio Negro e Rio Negrinho (SC) foi interditada, em 13 de outubro, para garantir a segurança da população.

Desde então, vistorias técnicas foram realizadas e nesta quarta-feira (22) a ponte foi liberada para o tráfego de veículos. As inspeções foram realizadas por representantes dos departamentos de engenharia das prefeituras de Rio Negro e Rio Negrinho, não sendo constatada inconsistência estrutural, além do desgaste natural da pista de rolamento devido à idade físico funcional da ponte.

Após o retorno do nível do rio à sua normalidade, foi realizada uma nova vistoria, sendo observados os elementos que compõem a infraestrutura da ponte, que é composta por cabeceiras em concreto armado e pilar central executado com pedras do tipo paralelepípedos maciços, sobre os quais se encontram apoiados os elementos da supraestrutura, sendo que em nenhum deles pode-se visualizar qualquer tipo de inconsistência ou mesmo indícios de fadiga na sua estrutura.

Diante das constatações, ficou definida a liberação imediata da pista de rolamento para a passagem de veículos pesados e também da passarela junto à lateral direita (sentido Rio Negro a Rio Negrinho) e interdição temporária da passarela junto à lateral esquerda (sentido Rio Negro a Rio Negrinho), até que sejam executadas os devidos reparos junto àquela cabeceira.

A Ponte do Lageado conta com estrutura pré-moldada em concreto armado com 40 metros de extensão e uma pista de rolamento com largura aproximada de 5 metros com apoio central sobre pedras do tipo paralelepípedos.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email