Uma oportunidade para lembrar o passado, falar sobre o presente e pensar no futuro da memória ferroviária no Paraná. Este é o objetivo proposto pelas entidades organizadoras e apoiadoras da 1ª Semana Paranaense da Memória Ferroviária, que está sendo realizada no município da Lapa.
O evento, que teve início na última segunda-feira e segue até hoje, é uma promoção do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Biblioteca Pública do Paraná e do Centro de Memória Ferroviária. Ao longo da programação, foram realizadas exposições, palestras, bate-papos e mostra audiovisual. Hoje, encerrando as atividades, haverá a inauguração do Centro de Memória Ferroviária da Lapa, na Estação Ferroviária, a partir das 15 horas.
O diretor de Turismo da Lapa, Márcio Assad, que coordenada o Centro de Memória Ferroviária, destacou que o evento é uma caminhada que começa na Lapa e deve percorrer nacionalmente. “É uma oportunidade para debater o assunto tratado no evento, sobre a preservação da memória ferroviária, novos passeios ferroviários. A hora e a vez do turismo férreo brasileiro é agora”, afirmou Assad, comentando ainda sobre o trabalho de recuperação da Estação Ferroviária da cidade. “É uma parceria entre o Exército Brasileiro e o município, e o espaço será a sede do Centro de Memória Ferroviária”, destaca.